Influencer muçulmano reclama da presença do nome de Allah em escadaria no Rio
Riotur recebeu queixa e estuda caso. Para Thawab, ideal seria que azulejo com a referência estivesse na parede de ponto turístico da Lapa
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A Riotur, empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, apura a queixa de um turista, o influenciador digital conhecido como Thawab, famoso por suas postagens na Arábia Saudita, que se queixou que a palavra Allah (significado de Deus em árabe) faz parte de um dos azulejos que formam a obra da Escadaria Selarón, ponto turístico da Lapa.
O azulejo com a palavra Alah está em um dos degraus da escadaria, que é tombada pela Prefeitura do Rio como ponto de interesse histórico. Thawab identificou o azulejo quando visitava o mosaico arquitetônico na última terça-feira (13/7) e relatou o constrangimento à guia de turismo que conduzia o passeio. Segundo o influenciador, seguido por milhares de pessoas, é desrespeitoso, em sua cultura, ter o nome de Deus no chão, onde as pessoas podem pisar.
Ver essa foto no Instagram
Segundo a guia, a carioca Aline Viana, o influenciador ensinou que o ideal seria que o azulejo estivesse na parede. Após receber a queixa, Aline postou um vídeo nas redes sociais pedindo ajuda à Riotur, que avalia o caso. A atenção que deu ao turista no entanto, rendeu à guia, pouco tempo depois de fazer o post, mais de 2 mil seguidores no Instagram, a maioria de muçulmanos, que agradeceram a atitude.
“Pelo que eu entendi, essa questão do chão, da terra, é muito importante na cultura deles. Ele inclusive comentou que na Calçada da Fama, em Hollywood, a estrela do Muhammad Ali fica numa parede e não no chão, pois é um nome sagrado”, disse Aline.
Thawab viaja o mundo e suas aventuras são acompanhadas por 438 mil seguidores – há vídeos em seu canal com mais de um milhão de visualizações. Seus posts abordam o comportamento e curiosidades dos locais que visita.
A Escadaria Selarón fica na Lapa, a cinco minutos dos famosos arcos, antigo aqueduto, também tombado. O mosaico é uma obra do artista plástico chileno Jorge Selarón, feito com diversos azulejos de várias partes do Brasil e do mundo. Reduto de jovens e da boemia carioca, a escada é bastante colorida, por isso escolhida como cenário de clipes como da banda U2 e Snoop Dogg, além de ser um local escolhido por cariocas e milhares de visitantes da cidade para fotografias.