metropoles.com

Inflação do aluguel encerra o ano em 23,14% e tem a maior alta desde 2002

Apesar de o índice ser muito usado nos contratos de aluguel, repasse para os contratos tem sido limitado pela situação econômica do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
O benefício emergencial prevê a suspensão do contrato de trabalho por até dois meses e a redução de jornada por até três meses
1 de 1 O benefício emergencial prevê a suspensão do contrato de trabalho por até dois meses e a redução de jornada por até três meses - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador conhecido como “inflação do aluguel”, por ser muito usado para o reajuste desses contratos, terminou o ano com alta 23,14%, o maior patamar desde 2002, quando o índice acumulou alta de 25,31%. Em dezembro, porém, o índice, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), desacelerou e ficou em 0,96%, bem abaixo dos 3,28% registrados em novembro.

Apesar do forte crescimento do indicador no ano, a situação econômica do país, em geral, tem limitado o seu repasse integral para os contratos. O que tem acontecido é uma grande negociação entre as partes, com reajustes muito mais baixos que a alta de mais de 20% no ano.

O alívio na taxa em dezembro foi puxado pela desaceleração do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M, um dos componentes do IGP-M) de 4,26% em novembro para 0,90% em dezembro. Apesar disso, o indicador de preços no atacado acumulou alta de 31,63% em 2020, também a maior desde o resultado de 2002 (33,64%).

Na outra ponta, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M, outro componente do IGP-M) ganhou tração e avançou 1,21% em dezembro, após alta de 0,72% em novembro, informou a FGV. O indicador acumulou avanço de 4,81% em 2020, o maior desde os 6,25% de 2016.

Já o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC-M, o último integrante do IGP-M) desacelerou de 1,29% em novembro para 0,88% em dezembro, conforme divulgado na última quarta-feira, 23. O indicador acumula alta de 8,66% em 2020, a maior variação anual desde os 12,0% registrados em 2008.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?