Infestação de mosquitos pretos assusta moradores de Niterói
Insetos aparecem em grande quantidade e são um pouco maiores que mosquitos convencionais
atualizado
Compartilhar notícia
Relatos de grandes quantidades de insetos pretos, um pouco maiores que mosquitos, estão invadindo as redes sociais. Somente a publicação da atriz Gyovana Lisboa, de 20 anos, moradora do bairro de São Francisco em Niterói, já recebeu 109 compartilhamentos e 855 curtidas.
Nos comentários, outros moradores da região relataram que viram os mesmos mosquitos, que costumam aparecer juntos em grandes números.
“No início, apareceram mais de 20, com certeza, tinha muito bicho, especialmente na cozinha e no corredor. O teto do meu quarto ficou infestado, parecia que eles estavam seguindo a luz” contou Gyovana ao jornal O Globo.
niteroi ta sendo infestado de bichiinho preto q ngm sabe daonde veio
— 𝑔𝓎ᵒᵛ𝕒η𝕒 (@gyovanaaaaa) May 11, 2021
Explicação
O etmólodo do Laboratório de Etmologia da UFRJ, Marcelo Peixoto, tranquilizou os moradores, dizendo que as chances são grandes de o inseto se tratar da espécie Rhynchosciara americana, que é comum em regiões do litoral brasileiro.
“Eles não apresentam riscos para a saúde. Existem alguns relatos de pessoas que dizem que já foram picadas, mas os Sciarídeos não têm peças bucais picadoras”, afirmou o pesquisador.
Para o entomologista da Fiocruz Rubens Pinto de Mello, a explicação da infestação na cidade pode ser a falta de predadores, uma vez que existem 200 espécies na região neotropical. Outra razão é a maneira como se reproduzem.
“Clima quente e úmido ajuda insetos em geral a se reproduzir e essas condições climáticas também são favoráveis para o crescimento de fungos, que são seu principal alimento. Em geral, os adultos têm vida curta, mas as larvas possuem o hábito de empupar [transformar-se no inseto] juntas e, consequentemente, podem eclodir junto também, ou seja, grandes grupos de adultos sendo formados de uma só vez”, explicou.