Inep tem segunda demissão nesta semana; cai o diretor de Planejamento
A exoneração de Derli Antunes Pinto foi publicada no Diário Oficial da União. A vaga será assumida por Alfredo Murillo de Sousa
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) teve mais uma baixa no primeiro escalão nesta sexta-feira (07/06/2019). O diretor de Gestão e Planejamento do órgão, Derli Antunes Pinto, foi dispensado do posto. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União.
A vaga será assumida por Alfredo Murillo de Sousa. A portaria com as mudanças foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O cargo é de natureza DAS 101.5, com salário mensal de R$ 8,9 mil.
Esta é a segunda demissão em menos de uma semana. Há dois dias, na última quarta-feira (05/06/2019), o diretor de Avaliação da Educação Básica, Francisco Vieira Garonce, também foi desligado.
O Inep enfrenta sucessivas crises no quadro. A mais recente alteração aconteceu na diretoria responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Ministério da Educação (MEC), no entanto, garantiu a realização das provas, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.
Para se ter dimensão da instabilidade no órgão, antes de Garonce assumir, a diretoria ficou sem comando por quase um mês, após o pedido de saída, no dia 27 de março, de Paulo César Teixeira.
O atual titular é Alexandre Lopes, quarto ocupante da função desde janeiro. Ele chegou ao cargo em 16 de maio e é o quarto nome a assumir o posto.
O Inep é considerado a autarquia mais importante do MEC por ser responsável por avaliações como Enem e por todos os dados da educação brasileira.