metropoles.com

Indústria farmacêutica repudia MP das agências reguladoras: “Desmonte”

Medida Provisória 1.154/2023 quer submeter as agências reguladoras a conselhos ligados a ministérios e secretarias do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Fachada do prédio sede da Anvisa
1 de 1 Fachada do prédio sede da Anvisa - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Um documento assinado por associações ligadas à indústria farmacêutica traz manifestação contrária à Medida Provisória 1.154/2023, em trâmite na Câmara, que busca submeter as agências reguladoras a conselhos ligados a ministérios e secretarias, o que poderia ocasionar desidratação e politização dessas autarquias. “Desmonte do arcabouço regulatório brasileiro”, diz a nota.

O manifesto é assinado pela Aliança Brasileira de Indústria Inovadora em Saúde (Abiis), Associação Brasileira de Indústria de tecnologia para saúde (Abimed), Grupo FarmaBrasil, Interfarma e Sindusfarma.

A preocupação dos signatários está relacionada com a cooperação e reconhecimento internacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e parcerias com outras reguladoras externas para o intercâmbio de tecnologias e informações.

“Esse reconhecimento fortalece a soberania nacional e facilita a inserção de nossos produtos no mercado mundial. Ademais, a maior harmonização dos requisitos técnicos brasileiros com as melhores práticas internacionais possibilita maior celeridade na análise dos pedidos de registro e amplia o acesso da população brasileira, inclusive, às tecnologias mais avançadas disponíveis no mundo”, diz o manifesto.

“Suas decisões são tomadas com base em evidências, à revelia de pressões externas, o que aumenta sua credibilidade e sua confiança perante a sociedade, em defesa da saúde pública, a exemplo do vivenciado na pandemia de Covid-19”, completa o texto.

De acordo com os signatários, a aprovação da MP representaria um desmonte do arcabouço regulatório brasileiro, acarretando em insegurança jurídica para o setor de saúde e prejudicaria a previsibilidade de ações e investimentos no país.

“Enfraquecer a autonomia da Anvisa é desconsiderar todo um conjunto de esforços já efetuados pelo Estado brasileiro para garantir um controle sanitário eficiente, com resultados comprovados e coerentes com as nossas necessidades.”

“Nesse sentido […] se aprovada e incorporada a eventual Projeto de Lei de Conversão, desencadeará enorme desestabilização do mercado de saúde no país e colocará em risco a população brasileira. A transferência da competência regulatória da Anvisa para um Conselho representará um retrocesso nas políticas de regulação e controle sanitário, razão pela qual as entidades que subscrevem esta nota manifestam-se pela sua rejeição”, ressalta o documento.

Veja a íntegra do manifesto:

2023.02.08 – Manifesto em Defesa das Agências Reguladoras (vfinal) by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?