metropoles.com

Indústria é setor que mais investe em criatividade e cultura, diz FGV

Segundo pesquisa, indústria é principal patrocinadora de projetos criativos e culturais usando os benefícios fiscais da Lei Rouanet

atualizado

Compartilhar notícia

CNI
Imagem de indústria
1 de 1 Imagem de indústria - Foto: CNI

A indústria foi a principal patrocinadora de projetos criativos e culturais em 2023, através do uso de incentivos fiscais oferecidos pela Lei Rouanet, que tem como objetivo o incentivo à cultura. A pesquisa é da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com iniciativa do Serviço Nacional da Indústria (Sesi).

Distribuição por setores de patrocínios de empresas via Lei Rouanet (2023):
– Indústria: 36,6%
– Serviços bancários ou financeiros: 27,1%
– Serviços: 14,2%
– Eletricidade e saneamento: 7,1%
– Não classificado: 7%
– Comércio: 6,6%
– Construção: 0,8%
– Agropecuária: 0,6
* FGV 2024, com dados do Ver Salic (2023)

Para o gerente executivo da FGV Projetos, Luiz Gustavo Barbosa, esse apoio por parte da indústria é muito importante para o país e para a população.

“Esse tipo de apoio é crucial para a sustentação e expansão das atividades culturais e criativas no Brasil. A participação em destaque da indústria como patrocinadora de projetos culturais reforça a visão de investimento e não custo, além de mostrar que ações assim geram um ganho social muito positivo a toda população”, explica o gerente.

Salário de ocupações criativas cresceram mais que a média

Segundo a pesquisa, as ocupações criativas no mercado de trabalho cresceram cerca de 3% ao ano desde 2012, enquanto outras ocupações cresceram apenas 0,8% no mesmo período.

O salário também sofreu mudanças, a remuneração cresceu em média 6,3 mais que de outras profissões dentre 2012 e 2023.

Uma outra observação na pesquisa é que os profissionais que atuam em ocupações criativa possuem maior tempo de dedicação à formação que outros trabalhadores. Cerca de 43,6% dos profissionais têm 16 ou mais anos de estudo, enquanto em outras ocupações apenas 20,3% contam com 16 ou mais anos de estudo.

Criatividade impulsiona desempenho das empresas

Esse investimento também é benéfico para empresas. Os setores que usam a economia criativa, o termo usado para descrever o modo de fazer e produzir riquezas que têm a criatividade como pilar fundamental dos processos, como insumo tiveram o crescimento do valor adicionado 10% maior que os setores com menor intensidade em criatividade.

Um levantamento do Observatório Nacional da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que a expectativa é de que um a cada quatro novos empregos criados nos próximos anos seja em setores e ocupações da economia criativa.

A superintendente de Cultura do Sesi, Cláudia Ramalho, afirma que a economia criativa auxilia inclusive na solução de problemas do dia a dia e que influencia no progresso socioeconômico. “Ela ajuda a tornar nossa vida mais confortável, eficiente e segura. Além disso, é preciso levar em consideração o impacto e potencial que a indústria criativa exerce atualmente no desenvolvimento das pessoas e em suas qualidades de vida. A indústria criativa é a grande ponte para nosso futuro.”

De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a economia criativa é um dos setores que mais cresce no mundo. Para o O superintendente de Educação do Sesi, Wisley Pereira, a arte e criatividade já são elementos considerados centrais na formação de um profissional.

“Metodologias mais modernas já entenderam a importância de incorporarem elementos criativos e artísticos para desenvolver profissionais inovadores e a Rede Sesi de Educação tem se destacado como referência em currículo criativo. A tendência é que essa abordagem cresça cada vez mais, na busca da formação para o trabalho do futuro”, afirma.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?