metropoles.com

Indígenas voltam a protestar na Esplanada por demarcação de terras

Marcha começou no Eixo Monumental e seguiu em direção ao Congresso na tarde desta quinta (27/4). Manifestantes não levaram flechas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
indios eixo monumental
1 de 1 indios eixo monumental - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Dois dias após a Esplanada dos Ministérios ter sido palco de um protesto de indígenas que terminou em confronto com a Polícia Militar, representantes de diversas etnias voltaram a marchar pelo Eixo Monumental em direção ao Congresso.

Por volta das 17h30 desta quinta-feira (27/4), cerca de mil pessoas, de acordo com a PM, caminhavam pela Esplanada em direção ao parlamento. Segundo a organização do evento, eram 4 mil manifestantes.

Michael Melo/Metrópoles

Os índios chegaram a Brasília no início da semana para reivindicar a demarcação de terras e cobrar o respeito de seus direitos. Ao contrário do protesto de terça (25), quando muitos manifestantes estavam armados — e dispararam flechadas em direção aos PMs, que responderam com bombas de gás —, os índios não levaram arcos no ato desta quinta (27). A ideia é evitar novo confronto.

A Polícia Militar acompanha o evento e destacou um grande aparato. Dezenas de viaturas e um helicóptero acompanham a mobilização no centro da capital.

 

Por volta das 18h, um grupo fez homenagem a índios assassinados, tanto em confrontos por disputa de terra quanto por mortivos fúteis, como o pataxó Galdino, morto em Brasília em 1997 após ser queimado vivo por um grupo de jovens.

Depois das homenagens e sob gritos de “demarcação já”, os manifestantes começaram a voltar para o acampamento montado nas imediações do Teatro Nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?