Indígenas que vivem em terras declaradas são mais jovens, mostra Censo
A diferença entre idade mediana da população do Brasil (35 anos) e a de indígenas residentes em terras oficialmente demarcadas é de 16 anos
atualizado
Compartilhar notícia
No Brasil, a idade mediana da população indígena residente em Terras Indígenas oficialmente declaradas (622.844 indígenas) é de 19 anos. Isso indica que esse grupo populacional está 16 anos abaixo da idade mediana dos residentes no país, com índice de 35 anos.
Esses dados estão presentes no Censo Demográfico 2022: Quilombolas e Indígenas, por sexo e idade, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (3/5).
(Para o leitor entender melhor por que se usa a mediana e não a média de idade, é preciso uma explicação. A média é a soma dos valores de um conjunto de números dividido pela quantidade de pessoas, por exemplo. Já a mediana é o valor que está no meio de um conjunto de números. O problema é que a média pode ser desequilibrada por números extremos muito altos ou muito baixos. A mediana retira essa distorção).
Por outro lado, os indígenas que vivem fora de terras demarcadas oficialmente (1.071.992 indígenas) têm idade mediana de 30 anos, ou seja, 5 anos abaixo da idade mediana da população residente no Brasil.
A idade mediana dos residentes em TIs nas Regiões é a seguinte:
- Norte: 17 anos
- Nordeste: 22 anos
- Centro-Oeste: 19 anos
- Sudeste: 21 anos
- Sul: 22 anos
A idade mediana dos que residem fora de TIs nas Regiões é a seguinte:
- Norte: 24 anos
- Nordeste: 35 anos
- Centro-Oeste: 32 anos
- Sudeste: 39 anos
- Sul: 33 anos