Compartilhar notícia
Indígenas da etnia Tabajara protestam contra a construção de um resort, em uma região de mata, nas imediações da praia de Tambaba, em Conde, no litoral sul da Paraíba. A manifestação aconteceu na manhã desta terça-feira (31/1). Os manifestantes pedem a devolução da área aos povos originários e o término do desmate na região.
Em contato com o Portal T5, a Secretaria de Meio Ambiente do município informou que o procedimento para construção do empreendimento está “todo regularizado e seguiu os procedimentos ambientais. O problema é que os índios estão reivindicando a área como deles. O que não ocorreu. É uma área privada e se encontra dentro da APA Tambaba, em zona permissível para esse tipo de empreendimento”, disse Walber Farias, titular da pasta.
E completou: “O MPF ingressou como uma ação junto ao município e à FUNAI para garantir o direito de terra dos índios da etnia Tabajara que vivem em Conde. A prefeitura já se manifestou dizendo que não é atribuição dela essa situação e sim da Funai. Somos contra, pois se assim for feito grande parte do município será terra indígena. Áreas como: Barra de Gramame, Tabatinga I e II, Mata da Chica e Coqueirinho”.
Leia a matéria completa no T5 News, parceiro do Metrópoles.