metropoles.com

Indígenas pedem retirada de PL que permite mineração em suas terras

O Projeto de Lei (PL) 191/2020 tem o intuito de estabelecer condições para realização da lavra de recursos minerais nas terras indígenas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Indígenas durante protesto ‘A Queda do Céu’, no gramado da Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira (13/04).
1 de 1 Indígenas durante protesto ‘A Queda do Céu’, no gramado da Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira (13/04). - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apresentou uma petição ao Ministério dos Povos Indígenas, na segunda-feira (13/2), em que solicita a retirada de pauta e o arquivamento do Projeto de Lei (PL) 191/2020, que regulamenta a exploração de minerais em terras indígenas. A organização aponta inconstitucionalidade no texto em trâmite na Câmara dos Deputados.

O texto foi encaminhado pelo governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) em fevereiro de 2022. A Apib considera que a proposta é uma das principais ameaças no Poder Legislativo aos direitos reconhecidos aos povos indígenas na Constituição Federal.

A proposta do ex-presidente tem como intuito regulamentar a mineração, turismo, pecuária, exploração de recursos hídricos, petróleo e gás dentro das terras indígenas.

Crise dos Yanomamis

O pedido de arquivamento do texto acontece em meio à crise humanitária dos Yanomamis que sofrem com o avanço de garimpeiros ilegais dentro dos seus territórios, em Roraima.

O governo federal estima que há cerca de 20 mil garimpeiros ilegais dentro do território indígena. A extração de minério e a liberação de mercúrio na terra contaminou tanto os rios como o solo, prejudicando a alimentação dos povos.

No último dia 20 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou emergência em saúde pública após o alto número de casos de desnutrição grave da população Yanomami.

Para o coordenador executivo da Apib, Dinamam Tuxá, a tragédia do Povo Yanomami é uma evidência do prejuízo que o PL 191/2020 representa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?