Indígenas marcham até o Planalto para reunião de Lula com lideranças
Segundo a Apib, cerca de 9 mil pessoas participam do ato. Indígenas cobram o governo pela demarcação de terras
atualizado
Compartilhar notícia
Milhares de indígenas partiram do acampamento montado próximo ao Complexo Cultural Funarte, em Brasília, em direção ao Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (25/4), para pressionar pela demarcação de terras.
Em paralelo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e lideranças do grupo.
Os manifestantes chegaram à sede do governo federal por volta das 16h40. Agrupados na Praça dos Três Poderes, os indígenas estenderam faixas e entoaram gritos contra o Marco Temporal e pela demarcação de territórios.
Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), cerca de 9 mil pessoas participam do ato, que faz parte das atividades do tradicional Acampamento Terra Livre.
Demarcações
Na semana passada, Lula homologou duas novas terras indígenas. A expectativa, no entanto, era de que o chefe do Executivo assinasse o reconhecimento de outros quatro territórios.
Até agora, o governo demarcou 10 das 14 terras prometidas para os 100 primeiros dias de gestão.
Segundo o presidente, os locais não homologados são territórios ocupados por fazendeiros ou por famílias de baixa renda. O governo quer resolver as ocupações antes de finalizar o processo.
“Tem alguns governadores que pediram um tempo para a gente saber como vai tirar essas pessoas. Porque a gente não pode chegar lá com a polícia e ser violento”, justificou Lula.