metropoles.com

Indígenas marcam nova mobilização contra o marco temporal em Brasília

O movimento ocorrerá do dia 5 a 8 de junho, durante retomada do julgamento do marco temporal no Supremo Tribunal Federal (STF)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Camargo/Agência Brasil
Foto mostra a sombra de duas pessoas indígenas - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra a sombra de duas pessoas indígenas - Metrópoles - Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) marcou mobilização contra o marco temporal, em Brasília, entre os dias 5 e 8 de junho. Com os dizeres “Pela justiça climática, pelo futuro do planeta, pelas vidas indígenas, pela democracia, pelo direito originário/ancestral, pelo fim do genocídio, pelo direito à vida, por demarcação já: Não ao Marco Temporal!”, o acampamento ocorre durante a retomada do julgamento do tema no Supremo Tribunal Federal (STF). 

A coordenadora executiva da Apib pela Comissão Guarani Yvyrupa, Juliana Kerexu, ressalta que o tema escolhido é para reforçar a importância da derrubada do marco temporal e da demarcação de terras indígenas no debate climático.

“Não há justiça climática e futuro do planeta sem demarcação dos territórios ancestrais. Isso porque somos nós, povos indígenas, os verdadeiros guardiões das florestas. O marco temporal ignora a nossa existência antes de 1988 e coloca em risco a vida da população originária e de toda a humanidade”, disse Kerexu.

O anúncio da Apib, em decidir o tema e a mobilização, ocorreu após os povos indígenas decretarem emergência climática no dia 26 de abril.

Votação

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para 7 de junho a retomada do julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1017365, com repercussão geral, que discute se data da promulgação da Constituição Federal (5/10/1988) deve ser adotada como marco temporal para definição da ocupação tradicional da terra por indígenas.

O julgamento está suspenso por pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. Até o momento, foram proferidos dois votos: o do relator, ministro Edson Fachin, que se manifestou contra o marco temporal, e o do ministro Nunes Marques, a favor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?