metropoles.com

Indígenas denunciam ataque de fazendeiros no Paraná; há 4 feridos

Conflito ocorreu na noite dessa quarta-feira (10/1) na terra indígena Tekoha Guasu Guavira, no oeste do Paraná

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Povo Avá Guarani
Foto colorida de bala encontrada em meio a ataque em terra indígena no Paraná - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de bala encontrada em meio a ataque em terra indígena no Paraná - Metrópoles - Foto: Povo Avá Guarani

Indígenas da etnia Avá-Guarani denunciam ataque sofrido nessa quarta-feira (10/1) na terra indígena Tekoha Guasu Guavira, no oeste do Paraná. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a ação teria sido coordenada por fazendeiros da região.

Os representantes da comunidade indígena relatam que a Polícia Federal (PF) foi acionada, mas não chegaram a tempo e não prestaram a assistência adequada. O ataque terminou com quatro indígenas feridos, três homens e uma mulher.

“A gente sempre se reúne para fazer nossas rezas e rodas de conversa. Ontem, nos juntamos no fim do dia, já estava escurecendo. Logo que chegou ao local onde fica o altar, minha irmã acendeu uma fogueira. Enquanto isso, outras pessoas foram chegando e preparando o fumo. Já quando estávamos juntos, minha irmã levantou e foi em direção ao altar com o seu cachimbo, jogando fumaça sobre o altar”, contou uma moradora ao Cimi.

“Nesse momento, ela convidou o rezador para ir também até o altar. Em um momento, ela se agachou para jogar a fumaça também sobre o Takuapu [instrumento de reza dos Guarani], e foi quando escutamos um tiro, e vimos a minha irmã caída no chão, gritando e chorando de dor”, completou.

Os indígenas ressaltam a necessidade de ações mais abrangentes por parte do governo federal na proteção das comunidades Y’hovy e Yvyju Avary, que tentam a retomada dos seus territórios.

Último ataque

Não é a primeira vez que os indígenas Avá-Guarani são atacados. Na véspera do Natal, em 24 de dezembro, um grupo armado invadiu a comunidade e ameaçou os moradores.

O Ministério dos Povos Indígenas informou que acompanhou a situação e acionou a Polícia Federal para prestar o auxílio necessário. A pasta solicitou junto ao Ministério da Justiça a atuação da Força Nacional na região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?