metropoles.com

Indígena morreu por “falta de cuidados médicos”, diz entidade

A Hutukara Associação Yanomami aponta negligência nos cuidados com o adolescente desde o momento em que ele apresentou sintomas de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Adolescente yanomami morto por coronavírus
1 de 1 Adolescente yanomami morto por coronavírus - Foto: Reprodução

Após a morte do indígena Alvanir Xrixana, de 15 anos, em Roraima, entidade que representa os direitos dos yanomami afirmou que o adolescente morreu “por falta de cuidados médicos”.

A Hutukara Associação Yanomami aponta negligência nos cuidados com o indígena desde o primeiro momento em que ele apresentou sintomas da Covid-19, há três semanas, e chama a atenção das autoridades responsáveis para a presença de garimpeiros na comunidade onde a vítima morava.

“Ele ingressou no Hospital Geral de Roraima (HGR) com sintomas respiratórios em 18 de março, mas só foi diagnosticado com Covid-19 no dia 7 de abril. Durante todo esse tempo, ele estava com a doença e não foi atendido com os cuidados necessários”, diz o comunicado, que traça uma linha do tempo da crise de saúde do yanomami.

Ele deu entrada no Hospital Geral no dia 3 de abril, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Seu primeiro exame havia dado negativo, porém, na segunda testagem, teve o resultado confirmado para Covid-19, na terça-feira.

“Entre 18 de março e 3 de abril, ele recebeu alta três vezes no HGR. Ele morreu por atendimento inadequado e falta de cuidados.”

A associação afirma que durante todas as idas e vindas do adolescente entre o HGR e a unidade de saúde de sua comunidade, Alvanir teve contato com muitas pessoas.

Cinco profissionais de saúde que tiveram contato com o adolescente já estão em isolamento, assim como as pessoas que estiveram com eles.

Para a comunidade de Helepe, destino do adolescente após deixar o município de Alto Alegre por conta da suspensão das aulas, serão enviados 20 testes rápidos até o dia 10 de abril.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?