metropoles.com

Índice de testes positivos de Covid vai de 8,4% a 13% em três semanas

Análise do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) foi realizada com base em 195.123 testes moleculares. SP tem o maior percentual, chegando a 14%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
enfermeira usa luvas azuis máscara e roupa de proteção para manusear um teste de covid
1 de 1 enfermeira usa luvas azuis máscara e roupa de proteção para manusear um teste de covid - Foto: Getty Images

O índice de testes positivos de Covid-19 no Brasil passou de 8,4% na semana de 10 a 16 de abril para 13% na semana de 24 a 30 do mesmo mês. A análise é do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) com base em 195.123 testes moleculares realizados por laboratórios parceiros entre 1º de fevereiro a 30 de abril de 2022.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste concentram 95% das amostras coletadas. Entre os estados analisados, São Paulo tem o maior percentual de positividade, chegando a 14%. A taxa vem crescendo desde a semana de 26 de março, quando foi registrada a menor positividade, de 4%. Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro, com 11%.

Examinando as faixas etárias, o maior percentual de testes positivos é de adultos de 50 a 59 anos (17%) e o menor, em crianças de até 9 anos (5%). Em relação ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a taxa de positividade caiu de 21% para 17%, mas segue em patamar elevado. As crianças são as mais infectadas pelo VSR.

Alta nas mortes por Covid-19

O Brasil registrou 195 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos está em 97. O número apresenta estabilidade, com variação de 1% em relação ao verificado há 14 dias.

O país teve 19.725 casos positivos da doença nesta sexta-feira (6/5), totalizando 30.543.908 acumulados desde o início da pandemia. No total, o Brasil já perdeu 664.091 vidas para o coronavírus.

Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?