metropoles.com

Indicação ao BC: presidente da CAE não foi procurado pelo governo

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado é responsável por sabatina de indicado para presidir Banco Central

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Senador Vanderlan Cardoso PSD-GO - Metrópoles
1 de 1 Senador Vanderlan Cardoso PSD-GO - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse, nesta terça-feira (27/8), que não foi procurado pelo Palácio do Planalto ou por líderes do governo Lula no Congresso Nacional para tratar da indicação do novo presidente do Banco Central (BC).

O mandato do atual presidente da instituição monetária, Roberto Campos Neto, que começou na gestão de Jair Bolsonaro (PL), encerra em 31 de dezembro. Nas últimas semanas, ganhou projeção a eventual indicação antecipada do diretor de política monetária do BC, Gabriel Galípolo, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A indicação ainda não foi feita, mas Galípolo é o principal cotado.

Na segunda-feira (26/8), Galípolo antecipou a volta a Brasília a pedido de Lula. A indicação pode ocorrer ainda nesta semana, e a CAE é responsável pela sabatina do indicado do presidente.

Vanderlan explicou que, sem a indicação oficializada, um calendário para a eventual sabatina não foi oficializado.

“Olha, sou presidente da comissão, eu conduzo os trabalhos, não defino. Tenho de ouvir se há clima e se há ambiente para que isso aconteça. Não posso simplesmente tomar uma decisão sozinho. Nem o governo vai querer”, afirmou o presidente da CAE.

O senador destacou que Galípolo, caso seja indicado, não deve ter dificuldades para ser aprovado. “Acho que a sabatina tem de ser antes [do fim do mandato do Campos Neto]”, declarou.

Chance 0 de ser na próxima semana

Vanderlan adiantou ser “zero” a chance de a sabatina ser realizada na próxima semana. Ele também não deu alguma garantia de que a sabatina seja realizada antes das eleições municipais, em outubro.

A próxima semana será a última do Senado de sessões presenciais obrigatórias antes do pleito municipal.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que a sabatina do indicado à presidência do BC no Senado Federal ocorra antes das eleições.

Autonomia do BC

Segundo a lei de autonomia do BC, aprovada em 2021, no governo Jair Bolsonaro (PL), o presidente e os oito diretores do BC passaram a ter mandatos fixos de quatro anos, não coincidentes com o mandato do presidente da República.

Lula é o primeiro titular do Palácio do Planalto a lidar com um presidente da autoridade monetária não indicado por ele.

O petista acusou o atual chefe da autoridade monetária, Campos Neto, de ter alinhamento ideológico com Bolsonaro e o responsabilizou pelo atual patamar da taxa básica de juros, a Selic, que está em 10,50% ao ano. Para Lula, o índice é considerado muito elevado para o momento econômico do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?