metropoles.com

Influencer Clara Maia salva filho com manobra de Heimlich. Veja vídeo

Filho da influenciadora, que tem pouco mais de 1 mês, se engasgou com leite. Menino ficou cerca de 3 minutos sem respirar

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
imagem colorida clara maia salva filho engasgado - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida clara maia salva filho engasgado - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

A influenciadora Clara Maia viveu um grande susto nessa quarta-feira (5/6), quando um dos filhos, que tem pouco mais de 1 mês, se engasgou com leite. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, ela aparece fazendo a manobra de Heimlich no bebê.

Na publicação, ela fez um alerta, pedindo que as pessoas aprendam a manobra que pode salvar crianças e adultos. Veja o vídeo:

Salvamento do próprio filho

Clara é mãe dos gêmeos João e José. Segundo ela, o filho se engasgou cerca de 1h após a amamentação, quando estava no colo do pai. A câmera do quarto registrou os momentos de desespero da família, enquanto ela tentava desengasgar o bebê.

“Esse vídeo é um alerta! Todos, absolutamente todos devem saber fazer a manobra de Heimlich!”, afirma a mãe.

Depois, ela fez outro post, agradecendo pelo filho estar bem. “Eu vi você sem ar, roxinho, lutando pra respirar e nunca vou conseguir esquecer essa cena.”

5 imagens
Influenciadora salva filho com manobra de Heimlich
Clara Maia e André Coelho
Clara Maia e cachorro
Anna Clara Maia foi participante do De Férias com Ex Brasil
1 de 5

Clara Maia e André Coelho

Reprodução
2 de 5

Influenciadora salva filho com manobra de Heimlich

Reprodução/Redes sociais
3 de 5

Clara Maia e André Coelho

Renata Souza Photos/Imagem cedida ao Metrópoles
4 de 5

Clara Maia e cachorro

Reprodução/Instagram
5 de 5

Anna Clara Maia foi participante do De Férias com Ex Brasil

MTV Brasil/Divulgação

Primeiros-socorros

A manobra de Heimlich, movimento realizado por Clara para salvar o filho, é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar alimento ou corpo estranho.

No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e a enlace com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.

Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.

O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Dica: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.

Faça até três tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda! Nesse caso, precisa acionar o 190 por telefone e tentar uma reanimação cardiopulmonar.

O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) — válido para todo o Brasil — é o 192.

Engasgos emde bebês

No caso de engasgos de bebês, veja as orientações para realizar a manobra:

  • Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
  • Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
  • Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  • Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  • Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros-socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?