Incêndio no Parque Altamiro de Moura Pacheco é controlado em Goiânia
Área destruída equivale a 300 campos de futebol. Corpo de Bombeiros segue no local para evitar novos focos de fogo
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Foi controlado nesta quarta-feira (8/9) o incêndio no Parque Altamiro de Moura Pacheco, na capital goiana. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes ainda estão no local para evitar novos focos de fogo, além de fazer o levantamento da área atingida. Até o momento, a estimativa da direção do espaço é de que a área devastada seja equivalente ao tamanho de 300 campos de futebol.
Mais de 50 bombeiros trabalharam no combate ao incêndio que começou na última segunda-feira (6/9), até helicópteros foram usados na ação. De acordo com o chefe do parque, Marcelo Alves Pacheco, o incêndio pode ter sido provocado por ação humana.
“Sempre nesses meses de agosto e setembro, período de estiagem, essas áreas ficam muito expostas aos incêndios. Não tem como falar disso sem destacar que todos esses incêndio têm origem humana, é gente que coloca fogo”, disse Pacheco ao portal G1.
De acordo com o major dos Bombeiros Tiago Costa Chaves, os focos identificados se propagaram a partir da cidade. “Nós redobramos a recomendação à toda população para que tenha o máximo de cuidado, porque o seu descuido pode causar um grande problema ambiental”, afirmou.
A alta temperatura, o clima seco e o vento dificultam o combate às chamas. “Do jeito que está a vegetação seca, é muito perigoso, ninguém consegue apagar. E o vento é muito forte”, completou.
Ao todo, o Parque Altamiro de Moura Pacheco tem 3.183 hectares. Cerca de 10% desse total, 314 hectares foram destruídos no incêndio. O local abriga aproximadamente 500 espécies da flora e, outras 250, da fauna.