Incêndio na Chapada dos Veadeiros queima mais de 400 hectares, diz ONG
Fogo está controlado no alto da serra, mas nova avaliação será feita com sol a pino. Casa quase foi atingida
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O incêndio de grandes proporções que atinge uma área da Chapada dos Veadeiros em São João D’Aliança (GO) já queimou mais de 400 hectares de cerrado. A estimativa foi divulgada pela Rede Contra Fogo, organização de brigadistas voluntários.
Esta quarta-feira (14/7) é o terceiro dia de combate ao fogo, que até a madrugada estava controlado em partes mais altas do relevo, segundo o Corpo de Bombeiros de Planaltina. Durante a tarde deve ser feita uma nova avaliação.
“Não tem mais nenhum risco no local, nenhum dano material. Agora o incêndio só está no alto da serra, em um lugar bem difícil de acesso”, relata o tenente Paulo Sandro, dos Bombeiros.
Perigo
A brigadista voluntária da Rede Contra Fogo, Giselle Cavati, conta que o principal combate ao incêndio ocorre em volta das casas e redes elétricas. O objetivo é evitar feridos, perdas materiais e explosões. A casa da moradora Silza Freire quase foi atingida.
“Se a gente tivesse chegado cinco minutos depois, o galpão da casa dela seria queimado. Tem quer um combate muito preciso”, conta Giselle.
O local do incêndio é extremamente íngreme e com muitas pedras, o que dificulta o acesso dos bombeiros e brigadistas, segundo o tenente Paulo Sandro. Participam do combate ao fogo dois bombeiros especializados na área, brigadistas e ainda há apoio de moradores.
A área atingida pelo fogo fica na área de preservação privada na Serra do Paranã e nos arredores da ecovila Condomínio Habitat. O Complexo Cachoeiras Veadeiros chegou a ser fechado na terça-feira (13) por causa do incêndio. Na quarta o local é fechado habitualmente.
O Corpo de Bombeiros ainda deve fazer uma estimativa da área queimada com o uso de imagens aéreas.