Incêndio na Chapada dos Veadeiros destrói entre 50km² e 60km² de mata
Desde quinta-feira (12/10), os militares investem em uma força-tarefa para controlar as chamas que atingie a Área de Preservação Ambiental
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quinta-feira (13/10), bombeiros militares de Goiás, em conjunto com as brigadas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), concluíram o combate a um incêndio em área de difícil acesso na Chapada dos Veadeiros.
Desde quarta-feira (12/10), os militares investiam em uma força-tarefa para controlar as chamas que atingiram a Área de Preservação Ambiental (APA) Pouso Alto, na Chapada dos Veadeiros, nordeste goiano. No total, segundo o Corpo de Bombeiros Militares de Goiás, foram queimados de 50km² a 60km² de Cerrado.
“Estamos com a equipe do Corpo de Bombeiros lotada em Cavalcante, fazendo um combate direto em um incêndio que vem descendo a serra. Esse incêndio saiu de dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e ele, provavelmente, foi provocado na semana passada por um raio. Em três frentes, estamos combatendo desde ontem a cabeça do incêndio”, explica o tenente Lucas Maciel dos Reis Silva.
“No total, já devemos ter combatido aproximadamente uns 14km de linha desde anteontem no combate direto. Hoje a gente finalizou uma das três frentes. Nosso trabalho agora vai passar a monitorar as outras duas. Na área estimada por satélite, já devemos ter uns 50km² a 60km² de área queimada. Pessoal do Ibama e ICMBio têm dado um apoio muito forte para a gente combater esses incêndios”, afirmou.
Muito conhecida no Brasil e no exterior, a Chapada dos Veadeiros é composta pelos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás.