metropoles.com

Incêndio na Chapada dos Veadeiros destrói entre 50km² e 60km² de mata

Desde quinta-feira (12/10), os militares investem em uma força-tarefa para controlar as chamas que atingie a Área de Preservação Ambiental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
1 de 1 - Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (13/10), bombeiros militares de Goiás, em conjunto com as brigadas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), concluíram o combate a um incêndio em área de difícil acesso na Chapada dos Veadeiros.

Desde quarta-feira (12/10), os militares investiam em uma força-tarefa para controlar as chamas que atingiram a Área de Preservação Ambiental (APA) Pouso Alto, na Chapada dos Veadeiros, nordeste goiano. No total, segundo o Corpo de Bombeiros Militares de Goiás, foram queimados de 50km² a 60km² de Cerrado.

“Estamos com a equipe do Corpo de Bombeiros lotada em Cavalcante, fazendo um combate direto em um incêndio que vem descendo a serra. Esse incêndio saiu de dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e ele, provavelmente, foi provocado na semana passada por um raio. Em três frentes, estamos combatendo desde ontem a cabeça do incêndio”, explica o tenente Lucas Maciel dos Reis Silva.

“No total, já devemos ter combatido aproximadamente uns 14km de linha desde anteontem no combate direto. Hoje a gente finalizou uma das três frentes. Nosso trabalho agora vai passar a monitorar as outras duas. Na área estimada por satélite, já devemos ter uns 50km² a 60km² de área queimada. Pessoal do Ibama e ICMBio têm dado um apoio muito forte para a gente combater esses incêndios”, afirmou.

Muito conhecida no Brasil e no exterior, a Chapada dos Veadeiros é composta pelos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?