Incêndio já consumiu 14,6% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Há seis dias, o fogo castiga a unidade de conservação, apesar dos esforços de 200 brigadistas
atualizado
Compartilhar notícia
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros queima há exatos seis dias, sem parar. O incêndio que atinge a unidade de conservação já consumiu 35 mil hectares de área verde (14,6%) e já é considerado o maior desde julho deste ano, quando a área foi ampliada pelo governo federal. A Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás (GO) declarou situação de emergência no município na manhã desta segunda-feira (23/10).
Ao todo, mais de 200 pessoas estão envolvidas na operação de combate ao fogo, que é conduzida pela Coordenação de Combate e Prevenção de Incêndios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal gestor do Parque.Brigadistas do ICMBio do próprio Parque e de outras unidades de conservação no país, Ibama PrevFogo, Grupo Ambientalista do Torto (GAT), Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Alto Paraíso e centenas de voluntários estão em campo ou prestando apoio logístico à operação.
Além disso, quatro aviões air tractor e três helicópteros foram mobilizados para a ação. O ICMBio também dispõe de equipamentos como turbo sopradores, que otimizam o combate ao fogo. “O engajamento da sociedade civil no apoio direto à proteção de toda a área da Chapada tem sido fundamental para combater os incêndios florestais”, afirma o coordenador-geral de Proteção do ICMBio, Luiz Felipe de Luca.
As principais frentes se localizam perto do Córrego dos Ingleses – onde, se não tivesse combate, o incêndio teria ameaçado estruturas administrativas do Parque – e no Jardim de Maytreia, importante ponto turístico da região. O fogo atravessou também a Rodovia GO 239, que liga Alto Paraíso a São Jorge.
Algumas pessoas fizeram vídeos do incêndio na região:
Ajude
Para combater o fogo, um grupo resolveu pedir ajuda via Instagram. A proposta é usar os recursos para custear alimentação de brigadistas em atuação na área e, ainda, o combustível utilizado nas operações que envolvam caminhões-pipas e pequenos aviões, responsáveis por despejar água nos locais em chamas.
O grupo solicita depósitos bancários de qualquer valor aos supermercados Canaã (Banco do Brasil, AG: 4546-2, CC: 8263-5, CNPJ: 09471052 0001-10) e Paulista (Banco do Brasil, AG: 4546-2, CC: 7427-6, CNPJ: 37241460 0001-11). Ao final da transação, o doador deve enviar o comprovante de pagamento para o e-mail redecontrafogoveadeiros@gmail.com.