metropoles.com

Incêndio atinge prédio de jornal em SP; dono indica ataque criminoso

José Antônio Arantes, editor do Folha da Região, disse estar sofrendo ameaças por defender o isolamento social contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Arquivo pessoal
Incêndio atinge prédio de jornal em SP
1 de 1 Incêndio atinge prédio de jornal em SP - Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A sede do jornal Folha da Região, em Olímpia (SP), foi alvo de um incêndio na madrugada desta quarta-feira (17/3). A suspeita é que tenha sido um incêndio criminoso. O acidente não deixou feridos.

O local em que funciona o empreendimento, um sobrado, também abriga, no piso superior, a residência do jornalista José Antônio Arantes, editor do jornal, que foi surpreendido às 4h30 com as chamas.

Um balde de combustível, que poderia conter álcool, foi colocado na portal do jornal e na porta da residência de Arantes. Ele disse, em texto publicado no portal iFolha, ter sido acordado com latidos dos cães devido à fumaça, que já tinha chegado ao quarto em que dormia.

Com a ajuda de familiares, o fogo foi apagado no piso superior e, na sequência, encontraram as chamas no térreo.

Ameaças

Arantes afirmou que ameaças estavam sendo feitas pela internet devido ao seu posicionamento na pandemia da Covid-19, o que classificou de “negacionistas genocidas”, razão pela qual suspeita que o crime tenha sido praticado por defensores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Estou há 40 anos na profissão, comecei minha carreira já no fim da ditadura e não vou abrir mão de lutar pelo meu povo e contra qualquer tipo de terrorismo e pensamento político que visem tirar a liberdade e suprir os direitos de minha população”, disse.

O jornalista disse que começou a ser ameaçado ainda na última sexta-feira (12/3), quando um veículo iniciou perseguição na rodovia ao buscar o jornal, que é impresso, em São José do Rio Preto.

Ele lembrou que o carro ameaçava bater na lateral de seu veículo, o que inicialmente qualificou como “brincadeira de mau gosto” de alguém.

Pneu furado

Já no domingo (14/3), o carro de Arantes amanheceu com o pneu furado e o borracheiro que fez o reparo disse que os parafusos das rodas estavam frouxos.

“Nem assim, consegui enxergar que algum atentado terrorista estava sendo armado contra mim e os meus. Mas agora veio a confirmação de que estamos num embate muito mais sério do que imaginávamos”, apontou Arantes.

“Só não consigo enxergar qual seria o motivo real desta situação. Se é meramente local ou transcende as fronteiras do município e chegam a Brasília. Quero acreditar que não, pois aí estaríamos realmente trilhando um caminho que pode ser sangrento demais”, escreveu.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Imagens de câmeras de segurança na região do jornal serão analisadas para tentar chegar ao autor do crime.

O jornal semanal é o mais antigo e tradicional da cidade, com mais de 40 anos de existência, e é o único que circula em versão impressa no município, que fica na região de São José do Rio Preto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?