Incêndio atinge Canecão, no Rio de Janeiro
Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 8h57 para conter as chamas no local. Segundo a corporação, não houve feridos
atualizado
Compartilhar notícia
O prédio da casa de shows Canecão, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi atingido por um incêndio na manhã desta quarta-feira (4/9). O quartel dos bombeiros, em Botafogo, foi acionado por volta das 8h57.
De acordo com a corporação, não houve feridos e o trabalho de controle das chamas segue em andamento no local. Até o momento, não é possível informar a dimensão do incêndio, tampouco a extensão dos danos causados.
O prédio que pegou fogo nesta quarta é o local onde funcionava a casa de shows até 2010. Ela foi fechada à época e deve retomar as atividades em 2026. A edificação, no entanto, já seria demolida para ceder lugar ao novo espaço.
Veja imagens do incêndio:
Plano de retomada do Canecão
O Canecão ficou conhecido como uma das casas de shows mais tradicionais do Brasil. Em 2023, mais de uma década após o fechamento, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fez um leilão para passar o terreno e a gestão para a iniciativa privada.
O vencedor da concorrência foi o consórcio Bonus Klefer, que ofereceu R$ 4,35 milhões, garantindo o direito de explorar o novo Canecão por 30 anos.
O acordo prevê intervenções que chegam a R$ 137,7 milhões no projeto, que será assinado pelo arquiteto João Niemeyer.
O que diz o consórcio Bonus Klefer
Em comunicado à imprensa, divulgado na tarde desta quarta, o consórcio Bonus Klefer informou que o fogo surgiu após um incidente, ocorrido durante a ação de pessoas que trabalhavam no local e que tudo foi controlado antes da chegada dos bombeiros. Confira a íntegra abaixo:
“O consórcio Bonus Klefer, responsável pela concessão do Canecão, informa que houve um incidente durante a demolição das estruturas de aço da parte da frente do empreendimento, na manhã desta quarta-feira, 04/09.
Enquanto a equipe responsável pela demolição cortava uma estrutura metálica, uma fagulha acidentalmente bateu em um recipiente de fibra que estava no local e o objeto pegou fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém a situação já havia sido totalmente controlada pela própria equipe da demolição, antes mesmo dos Bombeiros chegarem ao local.
O consórcio aproveita ainda para tranquilizar a todos que não houve feridos e as obras seguem operando normalmente, sem nenhum impacto no cronograma previsto de reconstrução do Canecão. Agradecemos o carinho de toda a população.”