Inadimplência atingiu 28,5% dos lares brasileiros em junho, aponta CNC
O levantamento ainda indica que a proporção de famílias com dívidas a vencer ficou em 77,3% no mês passado
atualizado
Compartilhar notícia
A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada nesta quinta-feira (7/7), aponta que a inadimplência atingiu 28,5% das famílias brasileiras em junho.
Os dados também mostram que o número de lares brasileiros com dívidas a vencer chegou a 77,3% em junho. Houve uma queda de 0,1 ponto percentual em comparação com o mês anterior.
A parcela de mulheres endividadas, em junho, atingiu 80,1%, maior do que a de homens, de 76,5%.
Já o “vermelho” no cartão de crédito representa 86,6% das dívidas dos brasileiros, com uma queda de 1,9 ponto porcentual de maio para junho deste ano. Em segundo lugar estão os carnês, com 18,3%.
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a queda se deve à evolução positiva do mercado de trabalho. “Como saques extraordinários do FGTS, antecipação do 13º salário, INSS e maior valor do Auxílio Brasil, a população precisou apelar menos para os gastos no cartão”.
Os principais tipos de dívida estão ligados ao cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnês, financiamento de carro e financiamento de casa.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.