Cabelo “imundo”: PCGO investiga injúria de radialistas a jogador negro
Narrador e comentarista falaram sobre black power de Celsinho durante partida em Goiânia: “pesado demais”. Inquérito foi instaurado
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deu início à investigação de dois jornalistas esportivos de Goiás, suspeitos de injúria racial ao comentarem sobre o cabelo black power do jogador de futebol Celsinho, do Londrina.
Durante transmissão do jogo entre Goiás e o clube paranaense, em Goiânia, pela série B do Campeonato Brasileiro, no dia 17/7, o narrador esportivo Romes Xavier e o comentarista Vinícius Silva se referiram ao cabelo do jogador com expressões como: “pesado demais”, “bandeira de feijão” e “negócio imundo”.
Veja:
Ao retornar para o Paraná, Celsinho registrou a ocorrência numa delegacia local. O caso foi transferido para a Polícia Civil goiana nesta quinta-feira (5/8) e o inquérito instaurado.
O procedimento foi enviado por e-mail, com toda a documentação das oitivas já realizadas em Londrina. Os suspeitos e mais testemunhas deverão ser ouvidas, em Goiânia, nos próximos dias.
Afastados
O narrador e o comentarista integravam a equipe da Rádio Bandeirantes, em Goiânia. Eles foram afastados das respectivas funções, assim que o caso veio à tona.
Em nota, a rádio repudiou os comentários e reforçou que as expressões utilizadas pelos jornalistas não refletem a opinião e o posicionamento do grupo.
“A transmissão do jogo Goiás x Londrina foi realizada pela Equipe Feras do Esporte que trabalha em regime de parceria com a Radio Bandeirantes Goiânia, sendo vedado no respectivo contrato qualquer tipo de atitude racista ou preconceituosa por parte de seus colaboradores. Assim, a Rádio Bandeirantes já solicitou junto à Equipe a imediata rescisão contratual do jornalista, sem prejuízo de outras penalidades contratuais que vierem a ser necessárias”, informa a rádio.
Partes
O Londrina Esporte Clube também se manifestou, logo após o jogo, e repudiou as falas dos jornalistas. Celsinho já teve passagem pelo futebol goiano. Ele defendeu a camisa do Vila Nova.
Romes Xavier diz que respeita a decisão do clube e do atleta ao fazerem a denúncia, lamenta o ocorrido e alega que não teve a intenção de discriminar o jogador.
Vinícius Silva já havia se manifestado nos dias após a repercussão do comentário que fez. Demonstrou arrependimento e disse que foi uma fala infeliz.
“Peço desculpas a ele e sua família. Entrei em contato com Celsinho demonstrando todo remorso. A Rádio Bandeirantes é completamente contra essa postura e eu particularmente também sou”, escreveu à época.