metropoles.com

Impulsionados pelo Pix, golpes digitais disparam 74,5% em 2021

Em 2021, foram 60.519 registros. Segundo Anuário, aumento é causado pela digitalização de serviços, além do período pandêmico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
celular com a página do Banco Central aberta
1 de 1 celular com a página do Banco Central aberta - Foto: Reprodução

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta terça-feira (28/6), mostram que os crimes de estelionato digital dispararam nos últimos anos. Em 2021, foram 60.519 registros, um aumento de 74,5% comparado ao ano anterior, quando o número de ocorrências chegou a 34.713. Já em 2019, foram 14.677 casos.

Em relação aos crimes de estelionato, em geral, foram notificadas 1,2 milhões de ocorrências em 2021, o que representa uma alta de 36% em relação a 2020, que registrou cerca 927 mil casos.

Segundo o relatório, a digitalização nos segmentos de finanças, comércio e serviços e o período pandêmico impulsionaram o aumento de golpes por meio eletrônico. Além disso, a criação do Pix facilitou a ação de criminosos.

“Esse processo tem associado as modalidades de roubos e furtos de celulares aos crimes de estelionato e, mais especificamente do estelionato digital, nos quais a vítima é induzida a realizar transferências, ou ainda, quando da subtração do celular com acesso a aplicativos bancários, tem quantias retiradas de sua conta bancária, ou tem compras ou empréstimos financeiros realizados em seu nome”, diz o relatório.

Em relação aos furtos e roubos de celulares, o país registrou 847.313 ocorrências. O número equivale a 1,6 crimes por minuto em 2021.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?