metropoles.com

Metrópoles vence três medalhas em prêmio internacional de design

É o sétimo ano consecutivo que o portal de notícias é reconhecido pelo concurso, o mais importante do mundo na área de Jornalismo Gráfico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
metropoles-premio-design
1 de 1 metropoles-premio-design - Foto: Arte/Metrópoles

Metrópoles venceu três medalhas no prêmio The Best of Digital Design, organizado pela Society of News Design. É o sétimo ano consecutivo que o portal de notícias é reconhecido pelo concurso, o mais importante do mundo na área de Jornalismo Gráfico.

Veículos internacionais de peso também foram reconhecidos pela instituição, como The New York Times, The Washington Post, National Geographic e ESPN. Além do Metrópoles, os meios de comunicação brasileiros que receberam medalhas foram Globoesporte.com, O Globo, Uol e G1.

A reportagem Ouro Líquido recebeu o prêmio de excelência na categoria: Design: Social Issues. Os trabalhos Eleições em pixels e O progresso passou e se esqueceu de mim venceram nas categorias Elements: Animation design e Elements: Photography design, respectivamente.

Neste ano, 47 jurados, de sete países, analisaram 4.500 inscrições durante reunião presencial em Nova York.

A matéria especial Ouro Líquido conta os detalhes de uma briga de território, no Sul do Pará, entre as comunidades ribeirinhas e as empresas que produzem dendê. Do Pará à Bahia, a jornalista Rebeca Borges e a fotógrafa Rafaela Felicciano percorreram 5,7 mil quilômetros para denunciar como a cadeia produtiva do dendê impacta povos quilombolas e indígenas.

Há histórico de trabalho análogo à escravidão, expropriação de comunidades tradicionais e impactos ambientais. A reportagem contém diversos recursos interativos produzidos pela equipe de arte comandada por Gui Prímola. O designer Caio Ayres criou o desenho gráfico e os infográficos do especial a partir das imagens captadas por Cícero Pedrosa Neto.

Yanka Romão ilustrou o mito iorubá, Lohany Kayná narrou a história e Tauã Medeiros animou o vídeo. Leonardo Hladczuk editou os documentários que compõe a matéria. O material que chegou à redação foi coordenado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Leilane Menezes, Daniel Ferreira, Michael Melo e Pedro Bedê.

A reportagem O progresso passou e se esqueceu de mim conta a história da cidade de Porto Esperança, em Mato Grosso do Sul, e mostra como vivem as comunidades que não têm acesso a estradas asfaltadas. Isolados, esses povoados padecem devido à precariedade na saúde, na segurança e na educação.

13 imagens
1 de 13

O progresso passou e se esqueceu de mim

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 13

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 13

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 13

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 13

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 13

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 13

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 13

Igo Estrela/Metrópoles
9 de 13

Igo Estrela/Metrópoles
10 de 13

Igo Estrela/Metrópoles
11 de 13

Igo Estrela/Metrópoles
12 de 13

Igo Estrela/Metrópoles
13 de 13

Igo Estrela/Metrópoles

A repórter Mirelle Pinheiro e o fotógrafo Igo Estrela percorreram 1.457,7 km, de Brasília ao Pantanal sul-mato-grossense, para conhecer de perto a realidade dessas comunidades ribeirinhas que vivem isoladas até hoje. A reportagem contém diversos recursos multimídia como infográficos, vídeos, fotos e títulos animados.

Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira, Michael Melo e Pedro Bedê editaram o material, revisado por Geisiane Sousa. Gui Prímola e Carla Sena criaram a linha visual e os infográficos interativos. Tauã Medeiros animou e editou os vídeos. Os códigos foram desenvolvidos por Allan Rabelo, Daniel Mendes, Italo Ridney, Mateus Moura e Saulo Marques.

A animação Eleições em Pixels resume a corrida presidencial no Brasil que aconteceu em 2022. O roteiro — criado por Gui Prímola, editado por Olívia Meireles e revisado por Juliana Alfioni — explora os principais personagens e os momentos importantes da disputa entre Lula e Bolsonaro.

Com diversas cenas inspiradas nos games antigos, o designer Caio Ayres utilizou a técnica de pixel art nas ilustrações e escolheu músicas chiptune na trilha sonora. Gui Prímola também é responsável pela edição de arte.

Histórico

Desde a sua inauguração, em 2015, o trabalho do Metrópoles é reconhecido pela Society of News Design. O portal ganhou duas medalhas de bronze na primeira edição que participou. Venceu na categoria Notícias Diárias: Cobertura Programada com a matéria Um Impeachment em Quadrinhos, sobre a derrocada da então presidente da República, Dilma Rousseff (PT). No quesito Projeto, o especial Avisa quando chegar: o assédio que paralisa as mulheres faturou o prêmio.

No ano seguinte, na categoria Single-subject Project, que avalia reportagens especiais, o portal recebeu quatro prêmios de excelência: Ossos do ofício: a rotina cruel dos trabalhadores de frigoríficosTransbrasil – Um embarque para o crime nas rodovias brasileirasChegamos à quarta idade. E agora, estamos preparados?; e As faces das chacinas no cárcere. Já na categoria Experimental Design, a Retrospectiva 2017 faturou a honraria.

Em 2019, o Metrópoles ganhou duas medalhas de bronze. A primeira com o trabalho A tragédia de Mariana (MG) vista pela janela do trem, na categoria Story Page Design – News Features or Planned Coverage (Local Issues), e a segunda com a reportagem De Dilma e Temer a Bolsonaro: confira a sucessão presidencial em mangá, na sessão Special Events – Elections.

A reportagem 59 anos de muito som levou a medalha de bronze na categoria Format – Use of Audio in Digital Storytelling/Infographics/Social Media em 2020. Na mesma edição, o especial Reescravo: a história se repete no Brasil que ainda espera abolição ganhou o prêmio de excelência na seção Product Design – Best Landing Page e A voz do presidente foi a matéria reconhecida entre os trabalhos de Information Graphics – National.

O trabalho Elas por Elas: os números por trás dos feminicídios em 2019 no DF recebeu em 2022 o prêmio de excelência em três categorias: Inforgraphics: Gender, Identity & Social Issues; Story Page Design: Gender/Identity & Social Issues; e Product: Best Home page or Landing Page.

Ano passado, a reportagem Um quarto no Jacarezinho recebeu o prêmio de excelência em duas categorias: Design: Regional/Local e Format: Use of Animation. Os trabalhos O Brasil que passa fomeA rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia e Maceió está afundando venceram nas categorias Design: Health; Design: Internacional; e Design: Regional/Local, respectivamente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?