metropoles.com

Metrópoles vence prêmio nacional CNH de Jornalismo Econômico

A reportagem “Avisa quando chegar — O assédio que paralisa as mulheres” concorria na categoria Transporte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
capa7
1 de 1 capa7 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Metrópoles venceu o prêmio CNH de Jornalismo Econômico, na categoria Transporte, com a reportagem “Avisa quando chegar — O assédio que paralisa as mulheres”, assinada pelas repórteres Carolina Samorano e Leilane Menezes, e que envolveu uma equipe de 15 profissionais na elaboração.

“A vitória prova que todo o esforço que fizemos valeu a pena. O tema ‘assédio’ ultrapassa as esferas e chega, inclusive, ao campo da economia”, disse a repórter Carolina Samorano após a premiação, que aconteceu na noite desta terça-feira (27/6), no auditório Fiat da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte (MG).

Para a diretora de Redação do Metrópoles, Lilian Tahan, é uma alegria conquistar esse prêmio. “O reconhecimento de mais esta reputada instituição revigora nosso espírito e nos energiza para seguirmos na meta de produzir conteúdo de excelência para a plataforma digital. Estamos muito honrados”, afirmou.

Há 24 anos, a CNH Industrial, uma das principais empresas de bens de capital do mundo, reconhece o trabalho dos profissionais da mídia que explicam e traduzem com eficiência as informações econômicas e sociais para os leitores. Trata-se de uma das premiações mais respeitadas do setor e se divide em quatro categorias: Agronegócio, Construção, Transporte e Macroeconomia.

Arquivo pessoal
A repórter Carolina Samorano recebe o prêmio em Belo Horizonte

A reportagem
Durante quatro semanas, a equipe de reportagem andou de trem, ônibus e metrô no DF, Rio de Janeiro e em São Paulo, nos horários de pico e nas linhas de maior aglomeração. Percorreu 3 mil quilômetros em busca de histórias e imagens que falassem sobre como a violência e o assédio nos transportes públicos afetam a realidade social das mulheres.

5 imagens
A fotografias ilustram o assédio sofrido por mulheres no transporte público.
Elas ficarão na 106 e 110 Sul
Dezenas de mulheres foram entrevistadas em horários de pico e nas linhas de maior aglomeração.
Passeamos pelos vagões mistos e exclusivos — no caso de Rio e DF — para avaliar a sua eficácia.
1 de 5

A reportagem teve imagens produzidas por Rafaela Felicciano e Michael Mello.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

A fotografias ilustram o assédio sofrido por mulheres no transporte público.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 5

Elas ficarão na 106 e 110 Sul

Michael Melo/Metrópoles
4 de 5

Dezenas de mulheres foram entrevistadas em horários de pico e nas linhas de maior aglomeração.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Passeamos pelos vagões mistos e exclusivos — no caso de Rio e DF — para avaliar a sua eficácia.

Michael Melo/Metrópoles

Pessoas de 12 países diferentes mandaram depoimentos em áudio, vídeo e texto, que revelavam o retrato de um mundo que não respeita o espaço das mulheres no caminho do trabalho e nem mesmo no do lazer.

Histórico
A matéria “Avisa quando chegar — O assédio que paralisa as mulheres” já recebeu dois outros prêmios. Em novembro de 2016, venceu a categoria Internet do CNT de Jornalismo e também levou atestado de excelência no quesito Projeto no prêmio da Society for News Design (Sociedade do Design de Notícias, em tradução livre), organização internacional que apoia profissionais da imprensa e premiou o Melhor Design Digital de 2016, considerado o Oscar do jornalismo gráfico.

Além da matéria sobre transporte público, o SDN reconheceu, na categoria Notícias Diárias: Cobertura Programada, a reportagem “Um Impeachment em Quadrinhos“, sobre a derrocada da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Apesar de ter apenas um ano e nove meses de existência, o Metrópoles conquistou expressivas vitórias em prêmios nacionais e locais. Em 2016, o portal faturou o Prêmio Abracopel de Jornalismo, com a reportagem “Distrito Federal registra alta nos acidentes elétricos em 2016”.

Também sagrou-se vencedor no concurso da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de Jornalismo 2016, na categoria Destaque Regional Centro-Oeste. A reportagem selecionada pelos jurados foi “O despertar do Centro-Oeste para a revolução industrial”, que debate o desenvolvimento econômico da região. A matéria “Feira dos Importados — A Máfia do Comércio de Rua” foi finalista na mesma categoria.

Em dezembro de 2015, a reportagem especial “Um deserto chamado Distrito Federal” foi escolhida como a melhor cobertura na categoria Utilidade Pública para Internet do 2º Prêmio Bombeiros da Comunicação. Foram avaliadas 867 matérias de veículos impressos, internet, rádio e tevê.

O Metrópoles foi ainda finalista no Prêmio Abear de Jornalismo. A reportagem selecionada, “O céu é para todos“, faz um diagnóstico dos avanços da aviação civil nos últimos anos e elenca os principais desafios do momento atual do setor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?