Metrópoles vence o Prêmio IREE de Jornalismo 2024
A reportagem do Metrópoles levou a categoria Jornalismo – Economia e Negócios. É a terceira vez que o portal conquista o prêmio
atualizado
Compartilhar notícia
O Metrópoles venceu o Prêmio IREE de Jornalismo 2024. A reportagem “Farra do INSS” levou a categoria Jornalismo – Economia e Negócios. Trabalhos de O Globo e Estado de S. Paulo também foram reconhecidos pelo instituto.
Os vencedores foram anunciados na segunda-feira (02/11), por meio dos canais digitais da instituição. Uma cerimônia para entregar os troféus vai acontecer em São Paulo, no dia 17 de dezembro. O Prêmio IREE de Jornalismo está em sua quinta edição e é conhecido por laurear as melhores reportagens do Brasil na área de política e economia.
A série de reportagens do repórter Luiz Vassallo revelou que o INSS escancarou as portas para que associações sem fins lucrativos acusadas de aplicar descontos fraudulentos de aposentados faturassem mais de R$ 2 bilhões entre 2023 e 2024. Com base em dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), as reportagens mostraram que essas entidades aumentaram seu faturamento em 300% em apenas um ano.
Auditoria do INSS também concluiu que houve pelo menos 1 milhão de descontos indevidos sobre aposentados, o que corresponde a aproximados R$ 45 milhões em fraudes. O órgão proibiu novos descontos até que entidades comecem a comprovar por meio de reconhecimento facial, além da assinatura de cópia de documentos já exigidos por lei.
Sobre o prêmio
O Prêmio IREE de Jornalismo foi criado em 2020 pelo Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE). A organização reconhece trabalhos que contribuem para a liberdade de expressão, de informação e de disseminação do conhecimento.
A seleção dos vencedores coube à comissão julgadora composta por Eduardo Belo, editor no Valor Econômico; Fábio Altman, redator-chefe na Veja; Iuri Pitta, âncora na CNN Brasil; Paulo Celso Pereira, editor-executivo do O Globo; e Suzana Singer, editora na Folha de S. Paulo.
Esta é a terceira vez que o Metrópoles vence um troféu no prêmio. Em 2022, a reportagem sobre o assédio sexual e moral cometido pelo ex-presidente da Caixa Econômica Pedro Guimarães levou a categoria Política. Na edição anterior, a reportagem Maceió está Afundando ganhou Menção Honrosa na categoria Economia.