Metrópoles vence o 17º Prêmio Engenho de Comunicação
O portal de notícias levou a categoria Melhor Site. O Metrópoles conquistou troféus nas últimas cinco edições do evento
atualizado
Compartilhar notícia
O Metrópoles venceu o 17º Prêmio Engenho de Comunicação na categoria Melhor Site. O portal conquistou troféus em todas as últimas cinco edições do concurso. A cerimônia de celebração aconteceu na terça-feira (25/10), no Centro Cultural Tribunal de Contas da União (TCU).
Desde 2004, o evento reconhece veículos e jornalistas que produzem notícias a partir da capital federal. “O Prêmio Engenho é um movimento em defesa da valorização do jornalismo. A iniciativa é importante para conectar setores estratégicos com as empresas de comunicação e mostrar como o exercício da profissão exige seriedade e é tão útil à sociedade”, disse a presidente e criadora do evento, a jornalista Kátia Cubel.
Neste ano, compuseram o júri: a ministra Cristina Peduzzi, do TST; o ministro Jorge Oliveira, do TCU; a procuradora-chefe do MPDFT, Fabiana Barreto; o ex-ministro do TSE Carlos Mário Velloso Filho; o mestre em Comunicação Bruno Nalon; e os juristas Eliziane Carvalho, do Sistema CNA-SENAR; e Marcus Vinícius Furtado Coelho, do Conselho Federal da OAB.
Desde a inauguração, o Metrópoles venceu os principais prêmios nacionais e internacionais de jornalismo. A equipe de repórteres já levou o La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) três vezes; ganhou em 2020 o Prêmio Roche de Jornalismo, organizado pela Fundación Gabo; e recebeu a indicação ao Prêmio Gabo na categoria Inovação em 2018 e 2021.
No início de outubro, a reportagem A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia venceu a Menção Honrosa no 44º Prêmio Vladimir Herzog, um dos mais prestigiados do país. O concurso reconhece o trabalho de jornalistas que colaboram com a defesa e promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos e sociais.
Em 2022, o Metrópoles bateu diversos recordes de audiência. O site chegou ao segundo lugar dos portais de notícias mais acessados do país, de acordo com dados da Comscore. Além do feito histórico, o portal bateu recorde de acessos e alcançou a marca de 2 bilhões de visualizações em todas as plataformas. O último número se refere à soma dos acessos via Google, Facebook, Instagram, TikTok, Kwai, YouTube e Helo.
O recorde de visualizações nas plataformas do Metrópoles é resultado de uma série de investimentos em conteúdo de vídeo. Em 1º de agosto, o grupo de comunicação lançou o Boletim Metrópoles, programa com notícias, análises e entrevistas, transmitido ao vivo no YouTube.
Neste ano, houve reestruturação na área de audiovisual, que hoje dispõe de uma equipe composta por 20 profissionais. O investimento também abrangeu a montagem de um estúdio panorâmico devidamente equipado. O número de inscritos no YouTube aumentou 168% em 2022 e chegou a 1,4 milhão.