metropoles.com

Metrópoles vence o 17º Prêmio Engenho de Comunicação

O portal de notícias levou a categoria Melhor Site. O Metrópoles conquistou troféus nas últimas cinco edições do evento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Troféu do 17° Prêmio Engenho de Comunicação
1 de 1 Troféu do 17° Prêmio Engenho de Comunicação - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O Metrópoles venceu o 17º Prêmio Engenho de Comunicação na categoria Melhor Site. O portal conquistou troféus em todas as últimas cinco edições do concurso. A cerimônia de celebração aconteceu na terça-feira (25/10), no Centro Cultural Tribunal de Contas da União (TCU).

Equipe do Metrópoles: Olívia Meireles, Claudia Meireles, Isadora Teixeira, Lilian Tahan, Sabrina Pessoa, Hugo Barreto e Rafaela Lima

Desde 2004, o evento reconhece veículos e jornalistas que produzem notícias a partir da capital federal. “O Prêmio Engenho é um movimento em defesa da valorização do jornalismo. A iniciativa é importante para conectar setores estratégicos com as empresas de comunicação e mostrar como o exercício da profissão exige seriedade e é tão útil à sociedade”, disse a presidente e criadora do evento, a jornalista Kátia Cubel.

Projeção da premiação na parede do TCU com a imagem da Kaátia Cubel
Projeção na parede do TCU com a imagem de Kátia Cubel

Neste ano, compuseram o júri: a ministra Cristina Peduzzi, do TST; o ministro Jorge Oliveira, do TCU; a procuradora-chefe do MPDFT, Fabiana Barreto; o ex-ministro do TSE Carlos Mário Velloso Filho; o mestre em Comunicação Bruno Nalon; e os juristas Eliziane Carvalho, do Sistema CNA-SENAR; e Marcus Vinícius Furtado Coelho, do Conselho Federal da OAB.

Desde a inauguração, o Metrópoles venceu os principais prêmios nacionais e internacionais de jornalismo. A equipe de repórteres já levou o La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) três vezes; ganhou em 2020 o Prêmio Roche de Jornalismo, organizado pela Fundación Gabo; e recebeu a indicação ao Prêmio Gabo na categoria Inovação em 2018 e 2021.

No início de outubro, a reportagem A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia venceu a Menção Honrosa no 44º Prêmio Vladimir Herzog, um dos mais prestigiados do país. O concurso reconhece o trabalho de jornalistas que colaboram com a defesa e promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos e sociais.

Em 2022, o Metrópoles bateu diversos recordes de audiência. O site chegou ao segundo lugar dos portais de notícias mais acessados do país, de acordo com dados da Comscore. Além do feito histórico, o portal bateu recorde de acessos e alcançou a marca de 2 bilhões de visualizações em todas as plataformas. O último número se refere à soma dos acessos via GoogleFacebookInstagramTikTokKwai, YouTube e Helo.

O recorde de visualizações nas plataformas do Metrópoles é resultado de uma série de investimentos em conteúdo de vídeo. Em 1º de agosto, o grupo de comunicação lançou o Boletim Metrópoles, programa com notícias, análises e entrevistas, transmitido ao vivo no YouTube.

Neste ano, houve reestruturação na área de audiovisual, que hoje dispõe de uma equipe composta por 20 profissionais. O investimento também abrangeu a montagem de um estúdio panorâmico devidamente equipado. O número de inscritos no YouTube aumentou 168% em 2022 e chegou a 1,4 milhão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?