Metrópoles vence dois prêmios do +Admirados Jornalistas Negros
A repórter Rebeca Borges ganhou o Troféu Tim Lopes Revelação do Ano, e Vinícius Veloso levou o título de Melhor Jornalista do Centro-Oeste
atualizado
Compartilhar notícia
O Metrópoles venceu duas categorias do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa, organizado pelo Jornalistas&Cia. A repórter Rebeca Borges ganhou o Troféu Tim Lopes Revelação do Ano, e Vinícius Veloso levou o título de Melhor Jornalista do Centro-Oeste.
A cerimônia aconteceu na noite de segunda-feira (13/11), em São Paulo. O evento reuniu cerca de 200 jornalistas, autoridades e convidados no teatro do Unibes Cultural – entre os quais estavam Flávia Oliveira, Basília Rodrigues e Manoel Soares.
“Minha presença aqui hoje me faz olhar para trás. Eu acredito que nenhuma vitória é individual, especialmente quando se é uma pessoa negra. Essa vitória é dos colegas pretos que insistem em fazer jornalismo no Brasil e no mundo. Se estou aqui hoje, é por nomes como Glória Maria e Tim Lopes”, disse Rebeca durante a premiação.
A jornalista ainda agradeceu aos pais, aos irmãos e aos professores, que a ajudaram na caminhada. “Gostaria de agradecer ao Metrópoles pela confiança, pelo apoio e pela oportunidade de participar de grande coberturas logo no início da minha carreira”, destacou.
A fotojornalista Rafaela Felicciano ficou colocada entre os TOP 5 profissionais de imagem e vídeo; e o Metrópoles ainda concorria entre os melhores veículos do ano. Os jornalistas Alan Rios, Gabriela Francisco, Jacqueline Saraiva, Luiz Maza do portal de notícias também disputaram a primeira fase do prêmio.
A jornalista Rebeca Borges do Metrópoles ganhou o Troféu Tim Lopes Revelação do Ano. Ela foi homenageada ao lado do ministro Silvio Almeida, que levou o Troféu Gloria Maria Personalidade do Ano.
Veja:
Rebeca venceu, em 2023, três dos mais importantes prêmios do jornalismo. A reportagem Ouro Líquido, apurada por ela, levou o 45° Prêmio Vladimir Herzog na categoria Produção Jornalística em Multimídia.
O trabalho ganhou ainda o Premio a la Excelencia Periodística, concedido por La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), na categoria Cobertura de Notícias na Internet. Além disso, o recebeu medalha de excelência no prêmio The Best of Digital Design, organizado pela Society of News Design, na categoria Design: Social Issues.
Repórter da editoria de Entretenimento, Vinícius Veloso ficou entre os TOP 50 jornalistas do país, juntamente com Zileide Silva, Flávia Oliveira, Paulo Cesar Vasconcellos, Tiago Rogero, Maju Coutinho, Luciana Barreto e Heraldo Pereira.
Vinícius cobre o cenário nacional e internacional de música. Ele também escreve sobre cultura periférica, como grafite e hip-hop. Além disso, publica semanalmente, no site e nas redes sociais do Metrópoles, críticas de televisão e cinema.
Veja: