metropoles.com

Metrópoles vence cinco medalhas em prêmio internacional de design

É o sexto ano consecutivo que o portal de notícias é reconhecido pelo concurso, o mais importante do mundo na área de Jornalismo Gráfico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Aline Massuca/Metrópoles
Marcas de tiros em parede perto de portão no Jacarezinho
1 de 1 Marcas de tiros em parede perto de portão no Jacarezinho - Foto: Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O Metrópoles venceu cinco medalhas no prêmio The Best of Digital Design, organizado pela Society of News Design. É o sexto ano consecutivo que o portal de notícias é reconhecido pelo concurso, o mais importante do mundo na área de Jornalismo Gráfico.

Veículos internacionais de peso também foram reconhecidos pela instituição, como The New York Times, The Washington Post, National Geographic e ESPN. Além do Metrópoles, os meios de comunicação brasileiros que receberam medalhas foram Globoesporte.com (seis), O Globo (três), Uol (um) e G1 (um).

A reportagem Um quarto no Jacarezinho recebeu o prêmio de excelência em duas categorias: Design: Regional/Local e Format: Use of Animation. Os trabalhos O Brasil que passa fome, A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia e Maceió está afundando venceram nas categorias Design: Health; Design: Internacional; e Design: Regional/Local, respectivamente.

Neste ano, 21 jurados, de diversas nacionalidades, analisaram 1.984 inscrições durante reunião on-line.

Na matéria especial Um quarto no Jacarezinho, de Leilane Menezes com produção de Suelen da Silva Bastos, mostramos como a operação na comunidade do Rio Janeiro afetou a vida de crianças e adolescentes da região.

Para esses meninos e meninas, 6 de maio será lembrado como o dia em que a barbárie encontrou a infância. Kaíque, 7 anos, ainda perde o sono quando pensa no barulho dos tiros, e Natasha, de 9, lamenta que policiais tenham agredido até o cachorro da família. Gabriel, 12, diz que já se acostumou com o som das armas, enquanto Bruno, que tem 8 anos, enfrenta problemas de ansiedade.

Eles abriram a porta de seus quartos para receber o Metrópoles, dois meses após a manhã de quinta-feira em que acordaram com o barulho de helicópteros e fuzis. São relatos sobre sonhos e a respeito do que não os deixa dormir.

Gui Prímola e Yanka Romão criaram um design com scroll lateral. A equipe de arte ilustrou e animou em cima das imagens tiradas por Aline Massuca e Bruno Itan. Allan Rabelo, Daniel Mendes, Mateus Moura e Saulo Marques desenvolveram os códigos. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles e Daniel Ferreira editaram o especial, com revisão final de Juliana El Afioni.

A matéria A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia, escrita por Mirelle Pinheiro, mostra como acontecem o aliciamento e a travessia de traficantes e vítimas dentro e fora do país. Para tanto, o Metrópoles foi à Bolívia, ao Peru e à Venezuela.

A reportagem acessou o solo estrangeiro pela porta da frente, mas também percorreu rios, vias clandestinas e trilhas abertas em meio à mata, principais acessos do crime organizado na América do Sul. A equipe de imagem, composta por Igo Estrela e Rafaela Felicciano, acompanhou a repórter e captou cenas emocionantes dos personagens entrevistados.

Gui Prímola e Marcos Garcia criaram um design inovador com diversos recursos multimídia para receber o material editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira e Michael Melo. Juliana El Afioni revisou o texto e, por fim, Allan Rabelo, Saulo Marques e Daniel Mendes desenvolveram os códigos para colocar o trabalho no ar.

A reportagem Maceió está afundando, de Raphael Veleda com imagens de Igo Estrela, conta a história do afundamento de Maceió (AL). O movimento do solo condenou bairros inteiros e segue provocando a remoção emergencial de milhares de famílias, num êxodo urbano que está abalando todo o mercado imobiliário local – e a vida da cidade.

Metrópoles passou uma semana em Maceió conversando com as comunidades atingidas, somando as consequências da tragédia e ouvindo especialistas para entender como isso tudo poderia ter sido evitado.

A reportagem multimídia conta com infográficos interativos, um documentário e imagens chocantes da tragédia. A inspiração do visual do material veio do álbum Unknown Pleasures, da banda Joy Division. A equipe de arte do Metrópoles, composta por Gui Prímola, Marcos Garcia e Tauã Medeiros, inverteu a capa do CD para dar a sensação de afundamento.

Para a trilha sonora do documentário, Gabriel Foster misturou o rock do grupo inglês com o coco de roda. A música tradicional alagoana foi a trilha sonora dos bairros atingidos.

Allan Rabelo, Daniel Mendes e Saulo Marques desenvolveram os códigos para colocar o especial no ar. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Lourenço Flores, Daniel Ferreira e Michael Melo editaram o material. Juliana El Afioni fez a revisão gramatical do texto.

A reportagem O Brasil Que Passa Fome, de Saulo Araújo, mostra que em tempos de pandemia, desemprego em alta e perda de poder de compra, uma expressiva parcela da população passou a comprar carne vermelha sem procedência – livre de impostos e fiscalização – e recheada de riscos.

Estima-se que 15% dos quase 30 milhões de abates de gado no Brasil em 2020 tenham ocorrido em estabelecimentos clandestinos. Para especialistas ouvidos pelo Metrópoles, a alta de 48% no preço da carne vermelha empurrou famílias mais carentes ao consumo de produtos não submetidos a inspeções sanitárias e, portanto, muito mais baratos.

O material foi editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira e Michael Melo; e revisado por Viviane Novais. Gui Prímola, Marcos Garcia e Yanka Romão criaram o design e as ilustrações que imitam os cartazes dos açougues brasileiros. Gabriel Foster e Tauã Medeiros editaram os vídeos.  Aline Massuca, Ednilson Aguiar, Gustavo Moreno, Rafaela Felicciano, Hugo Barreto e Vinicius Schmidt tiraram as impressionantes imagens que compõem o especial. Por fim, Allan Rabelo, Italo Ridney e Saulo Marques desenvolveram os códigos para juntar todo o material.

Histórico

Desde a sua inauguração, em 2015, o trabalho do Metrópoles é reconhecido pela Society of News Design. O portal ganhou duas medalhas de bronze na primeira edição que participou. Venceu na categoria Notícias Diárias: Cobertura Programada com a matéria Um Impeachment em Quadrinhos, sobre a derrocada da então presidente da República, Dilma Rousseff (PT). No quesito Projeto, o especial Avisa quando chegar: o assédio que paralisa as mulheres faturou o prêmio.

No ano seguinte, na categoria Single-subject Project, que avalia reportagens especiais, o portal recebeu quatro prêmios de excelência: Ossos do ofício: a rotina cruel dos trabalhadores de frigoríficosTransbrasil – Um embarque para o crime nas rodovias brasileirasChegamos à quarta idade. E agora, estamos preparados?; e As faces das chacinas no cárcere. Já na categoria Experimental Design, a Retrospectiva 2017 faturou a honraria.

Em 2019, o Metrópoles ganhou duas medalhas de bronze. A primeira com o trabalho A tragédia de Mariana (MG) vista pela janela do trem, na categoria Story Page Design – News Features or Planned Coverage (Local Issues), e a segunda com a reportagem De Dilma e Temer a Bolsonaro: confira a sucessão presidencial em mangá, na sessão Special Events – Elections.

A reportagem 59 anos de muito som levou a medalha de bronze na categoria Format – Use of Audio in Digital Storytelling/Infographics/Social Media em 2020. Na mesma edição, o especial Reescravo: a história se repete no Brasil que ainda espera abolição ganhou o prêmio de excelência na seção Product Design – Best Landing Page e A voz do presidente foi a matéria reconhecida entre os trabalhos de Information Graphics – National.

Ano passado, o trabalho Elas por Elas: os números por trás dos feminicídios em 2019 no DF recebeu o prêmio de excelência em três categorias: Inforgraphics: Gender, Identity & Social Issues; Story Page Design: Gender/Identity & Social Issues; e Product: Best Home page or Landing Page.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?