Metrópoles tem 3 jornalistas entre os mais premiados do Centro-Oeste
O portal Jornalistas & Cia publicou a lista dos profissionais com mais reconhecimentos em 2017
atualizado
Compartilhar notícia
O portal Metrópoles tem três jornalistas entre os mais premiados do Centro-Oeste em 2017. O ranking, feito pelo Jornalistas & Cia, mostra a repórter Carolina Samorano como a terceira mais reconhecida da região. Os fotojornalistas Michael Melo e Rafaela Felicciano estão na 10ª e na 12ª posição, respectivamente.
Carolina Samorano faz parte da equipe que assina as reportagens “Avisa quando chegar – o assédio que paralisa as mulheres”, vencedora do prêmio CNT de Jornalismo, e “Chegamos à quarta idade. E agora, estamos preparados?”, consagrada no Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros.
“Ter três profissionais entre os mais premiados do Centro-Oeste é um sinal de nosso compromisso com o jornalismo de ponta. Em 2018, vamos investir ainda mais em reportagens, o que reforça nossa vocação em apresentar o grande potencial de comunicação no meio digital”, afirmou a diretora de Redação do Metrópoles, Lilian Tahan.
O Metrópoles tem se destacado com a conquista de expressivas premiações nacionais e até internacionais. Foi vencedor do 24º Prêmio CNT de Jornalismo, na categoria Internet, por dois anos seguidos. A reportagem premiada na edição 2017, “Transbrasil – Um embarque para o crime nas rodovias brasileiras”, assinada pelos repórteres Mirelle Pinheiro e Suzano Almeida, envolveu uma equipe de 17 profissionais de fotografia, arte, vídeo, edição, tecnologia e revisão.
A apuração reuniu provas contra uma quadrilha responsável por vender cópias de liminares pela Transbrasil, que coloca nas estradas ônibus sem condições de rodar e põe em risco a vida de milhares de pessoas.
O site também foi reconhecido no 1º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, na categoria “Webjornalismo”, com a cobertura da Operação Panatenaico. O especial teve 15 profissionais em sua elaboração.
Em 17 de agosto, a reportagem “Ossos do ofício: a rotina cruel dos trabalhadores de frigoríficos” foi a vencedora do prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) de Jornalismo 2017 nas categorias Webjornalismo Nacional e Regional Centro-Oeste.
Em 2016, o Metrópoles ganhou o Prêmio Engenho de Comunicação, que reconhece veículos e jornalistas que produzem notícias a partir da capital federal, na categoria Melhor Site. Também faturou o Prêmio Abracopel de Jornalismo com a reportagem “Distrito Federal registra alta nos acidentes elétricos em 2016”.
Sagrou-se ainda vencedor no concurso da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de Jornalismo 2016 na categoria Destaque Regional Centro-Oeste. A reportagem selecionada pelos jurados foi “O despertar do Centro-Oeste para a revolução industrial”, que debate o desenvolvimento econômico da região. A matéria “Feira dos Importados – A Máfia do Comércio de Rua” foi finalista na mesma categoria.
Em dezembro de 2015, a reportagem especial “Um deserto chamado Distrito Federal” foi escolhida como a melhor cobertura na categoria Utilidade Pública para Internet do 2º Prêmio Corpo de Bombeiros de Comunicação. Foram avaliadas 867 matérias de veículos impressos, internet, rádio e tevê.
O portal foi finalista do 23º Concurso Latinoamericano de Fotografia Documental. O trabalho “Confronto entre a Polícia Legislativa e Agentes Penitenciários no Congresso Nacional”, da repórter fotográfica Rafaela Felicciano, esteve entre os 13 selecionados na categoria “Conflitos Laborais”.
No ano passado, o Metrópoles foi também finalista no Prêmio Abear de Jornalismo. A reportagem selecionada, “O céu é para todos“, faz um diagnóstico dos avanços da aviação civil nos últimos anos e lista os principais desafios do momento atual do setor.