Metrópoles tem 19 profissionais entre os mais premiados em 2019
O portal subiu 13 posições quando comparado ao ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
O portal Metrópoles tem 19 comunicadores entre os mais premiados do Centro-Oeste. No ranking de 2019, feito pelo Jornalistas & Cia, aparecem Allan Rabelo, Denise Costa, Eumano Silva, Gabriel Pereira, Gilberto Alves, Gui Prímola, Igo Estrela, Lilian Tahan, Maria Eugênia, Michael Melo, Olívia Meireles, Priscilla Borges, Saulo Araújo e Saulo Marques.
Também estão na lista Cícero Lopes, Douglas Carvalho, Larissa Rodrigues, Stela Woo e Vinícius Paixão – que trabalharam no site. O portal subiu 13 posições quando comparado ao ano passado.
Para fazer o ranking, os organizadores listam os prêmios de jornalismo nacionais e internacionais. Cada concurso dá de 100 a cinco pontos aos vencedores pelas conquistas. Essa escala varia de acordo com o perfil da premiação (internacional, nacional, regional ou interno de veículo), seu tipo (por matérias jornalísticas, conjunto da obra ou votação direta) e a temática (geral ou específica).
Em 2019, o Metrópoles conquistou 15 troféus e certificados. Essas vitórias são resultado do esforço coletivo de 200 profissionais que compõe o site, a rádio e a editora.
O portal recebeu em Miami, nos Estados Unidos, o Premio a la Excelencia Periodística 2019, concedido por La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), com a reportagem O Levante dos Ribeirinhos.
Ainda no campo internacional, o site de notícias levou o The Best of Digital Design, organizado pela Society of News Design (SND). O portal ganhou duas medalhas de bronze. A primeira, com a reportagem A tragédia de Mariana (MG) vista pela janela do trem, e a segunda com o trabalho De Dilma e Temer a Bolsonaro: confira a sucessão presidencial em mangá. A SND ainda premiou o Metrópoles no concurso ibero-americano, o Ñh 2019 – Lo Mejor del Diseño Periodístico, com os especiais Carros-fortes, Homens Indefesos e a home do projeto Elas por Elas.
O grupo de comunicação venceu também duas categorias do 26° Prêmio CNT de Jornalismo. O trabalho Carros-fortes, Homens Indefesos ganhou nas áreas Internet e Fotografia. A reportagem Envelhecendo Juntos levou a categoria Internet da 5ª edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo. E a matéria Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas conquistou o 1° Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo, organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Pelo segundo ano consecutivo, o site de notícias foi o único finalista na categoria Webjornalismo do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, o trabalho Carros-Fortes, Homens Indefesos acabou ganhando, mas a matéria Quando a Polícia Adoece levou o Grande Prêmio.
O Metrópoles venceu novamente o Prêmio MPT de Jornalismo na etapa regional Centro-Oeste com a matéria Aviação agrícola: perigo no céu e na terra. E recebeu, ainda, o troféu do 2º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo. A reportagem A tragédia de Mariana (MG) vista pela janela do trem levou o primeiro lugar na categoria Mídia Digital.
A diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan, foi considerada uma das três melhores Executivos de Veículo de Comunicação do ano, segundo o Prêmio Comunique-se 2019.
Por fim, a matéria O Levante dos Ribeirinhos ainda foi finalista do Prêmio de Comunicação da CNBB e do 7° Prêmio República de Valorização.