metropoles.com

Metrópoles recebe troféu do Prêmio IREE de Jornalismo 2022

A reportagem sobre o escândalo de assédio sexual e moral do ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães levou a categoria Política

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Martinez/Divulgação
lilian tahan, fabio leite e Felipe Patury seguram troféu no prêmio iree de jornalismo 2022
1 de 1 lilian tahan, fabio leite e Felipe Patury seguram troféu no prêmio iree de jornalismo 2022 - Foto: Daniel Martinez/Divulgação

O Metrópoles recebeu, na noite dessa terça-feira (13/12), troféu do Prêmio IREE de Jornalismo 2022. A reportagem sobre o escândalo de assédio sexual e moral no coração do governo Jair Bolsonaro, da coluna de Rodrigo Rangel, levou a categoria Política. A matéria resultou na saída do então ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães. Trabalhos do Estado de S. Paulo e da Folha de S. Paulo também foram contemplados.

Escrita por Rodrigo Rangel, Fábio Leite e Jeniffer Gularte, a reportagem “Exclusivo: funcionárias denunciam presidente da Caixa por assédio sexual” mostra relatos do sofrimento enfrentado por vítimas de Pedro Guimarães durante a gestão dele. Um dia após a denúncia veiculada no MetrópolesPedro entregou a carta de renúncia ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em São Paulo, a CEO do Grupo Metrópoles de Comunicação, Lilian Tahan, e o editor de sucursal Fábio Leite receberam o troféu entregue por Felipe Patury, secretário do Prêmio IREE de Jornalismo.

“O jornalismo, quando modifica a realidade, cumpre o papel mais nobre a que se propõe nossa profissão. Sob a liderança de Rodrigo Rangel, quem descobriu os casos de assédio na Caixa, os repórteres Fábio Leite e Jeniffer Gularte foram incansáveis em escutar vítimas, apurar circunstâncias e checar informações. A partir desse esforço de reportagem, construíram material consistente e capaz de demonstrar o perfil de assediador de um dos homens mais poderosos da República até recentemente. Trabalho que o Metrópoles teve a coragem de publicar e que, agora, tem a honra de receber o reconhecimento pelo serviço prestado. Muito obrigada ao Prêmio IREE pela homenagem”, disse Lilian.

3 imagens
Rodrigo Rangel
Lilian Tahan e Erika Benevides
1 de 3

Fábio Leite e Felipe Patury

Daniel Martinez/Divulgação
2 de 3

Rodrigo Rangel

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Lilian Tahan e Erika Benevides

 

Jornalismo de investigação

Por semanas, a reportagem vencedora ouviu relatos que há tempos corriam nos bastidores da Caixa, sobre assédios cometidos por Guimarães. Nada, porém, havia avançado para providências capazes de colocar em xeque sua permanência no cargo, até a publicação da matéria.

No fim do ano passado, um grupo de funcionárias decidiu romper o silêncio e denunciar as situações pelas quais passaram. A coluna colheu os relatos de algumas dessas mulheres. Todas elas trabalham ou trabalharam em equipes que servem diretamente o gabinete da presidência da Caixa.

Cinco concordaram em dar entrevistas, desde que as identidades fossem preservadas. Elas diziam se sentir abusadas por Pedro Guimarães em diferentes ocasiões, sempre durante compromissos de trabalho.

Os depoimentos são fortes. As mulheres relataram toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites heterodoxos, incompatíveis com a conduta esperada do presidente do maior banco público brasileiro em relação às funcionárias sob seu comando.

A reportagem também venceu o Prêmio Latino-Americano de Jornalismo de Investigação, da Colpin, considerado o mais importante da região.

Sobre o prêmio

O Prêmio IREE de Jornalismo foi criado em 2020 pelo Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE). O evento está em sua terceira edição e é conhecido por laurear as melhores reportagens do Brasil na área de política e economia. A organização reconhece trabalhos que contribuem para a liberdade de expressão, de informação e de disseminação do conhecimento.

A seleção dos vencedores coube à comissão julgadora, composta por Eliane Trindade, colunista da Folha de S.Paulo; João Gabriel de Lima, colunista do Estado de S.Paulo; Leandra Peres, superintendente de Comunicação na B3; Monica Weinberg, editora-executiva de Veja; e Pedro Dias Leite, diretor executivo de Jornalismo da CBN.

Esta é a segunda vez que o Metrópoles vence um troféu no prêmio. Em 2021, a reportagem Maceió está Afundando ganhou Menção Honrosa na categoria Economia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?