metropoles.com

Metrópoles recebe Prêmio SIP em Miami

A matéria O Levante dos Ribeirinhos ganhou a categoria Meio Ambiente do Premio a la Excelencia Periodística 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
eumano-silva-sip
1 de 1 eumano-silva-sip - Foto: Reprodução/YouTube

O Metrópoles recebeu em Miami, nos Estado Unidos, o Premio a la Excelencia Periodística 2019, concedido por La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP). A matéria O Levante dos Ribeirinhos, publicada pelo portal, levou a categoria Meio Ambiente.

A festa aconteceu na última sexta-feira (04/10/2019), com a presença de jornalistas de diversos países americanos. O concurso internacional reconheceu trabalhos: do The Associated Press, Estados Unidos; La Nación, Argentina; El Mercurio, Chile; El Tiempo, Colômbia; El Imparcial, México; La Prensa, Nicarágua; e Prodavinci, Venezuela.

O jornalista Eumano Silva representou o Metrópoles durante o encontro. Além de receber os diplomas da equipe vencedora no palco, o repórter especial também participou do painel “Mudança climática como novo gênero jornalístico”. O evento aconteceu durante a 75ª Assembleia da SIP. O debate foi seguido de um jantar no Hotel Biltmore, localizado na região de Coral Gables.

Durante a premiação, a repórter colombina Jineth Bedoya Lima recebeu o Grande Prêmio da Liberdade de Imprensa. Ela defendeu em seu discurso os jornalistas assassinados na América Latina durante o último ano, e ressaltou como os comunicadores dessa região trabalham em um clima de insegurança.

Este ano, a organização recebeu cerca de 1.200 inscrições de redações produzidas em toda a América. “Nosso júri grande dificuldade de escolher o melhor dos melhores”, disse o chefe da comissão do prêmio, Marcel Granier, presidente da RCTV da Venezuela.

Além do Metrópoles, três meios de comunicação brasileiros foram premiados nesta edição. A TV Record venceu a categoria Direitos Humanos, a Revista MovinUp ganhou na seção Opinião, e o site Aos Fatos Brasil recebeu menção honrosa na categoria Cobertura Noticiosa para Dispositivo Móvel.

Grandes nomes do jornalismo brasileiro já venceram o Premio a la Excelencia Periodística da SIP. A jornalista Eliane Brum, por exemplo, levou em 2016 a categoria Opinião. No ano seguinte, foi a vez de o jornal O Estado de S.Paulo ganhar, com o especial multimídia Clima em Transformação. Por fim, na última edição, o G1 conquistou a menção honrosa pelo trabalho coletivo Monitor da Violência.

A Sociedad Interamericana de Prensa é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à defesa e à promoção da liberdade de imprensa nas Américas. Mais de 1.300 publicações do hemisfério ocidental são associadas ao grupo, cuja sede fica em Miami.

Matéria do Metrópoles


Apurada por Eumano Silva e Gilberto Alves, a reportagem O Levante dos Ribeirinhos foi descrita pelo júri da SIP como “impactante”. Além disso, a comissão destacou as fotografias, as imagens aéreas e as entrevistas em vídeo captadas e editadas por Gabriel Pereira e Michael Melo.

Em duas viagens, realizadas em janeiro e abril de 2018, a equipe do Metrópoles percorreu durante 12 dias as comunidades tradicionais do Vale do Arrojado. Essa população, acostumada à fartura de alimentos nas roças e nos quintais, vive hoje assombrada com a presença de inimigos armados e a possibilidade de ficar sem água.

O especial contou ainda com ilustrações e infografias criadas por Stela Woo, Cícero Lopes e Gui Prímola. O material ganhou vida a partir da programação de Allan Rabelo, Saulo Marques e Vinícius Paixão. Todo o trabalho recebeu a edição de Lilian Tahan, Priscilla Borges, Maria Eugênia e Olívia Meireles. E, por fim, o texto foi revisado por Denise Costa.

A reportagem do Metrópoles conta a história dos confrontos entre comunidades ribeirinhas e empresários do agronegócio no oeste da Bahia. Instaladas na região desde o século 19, famílias de posseiros apontam a irrigação das grandes plantações, iniciada na década de 1980, como a principal causa da redução na vazão de rios e da morte de córregos e nascentes.

A escalada de radicalismo no município de Correntina mudou de patamar em 2 de novembro de 2017. Armados com picaretas, paus e facões, homens e mulheres destruíram o sistema de pivôs e captação de água, queimaram o maquinário e puseram abaixo uma subestação de energia elétrica. A soma dos prejuízos chegou a R$ 50 milhões, segundo os proprietários.

O Levante dos Ribeirinhos já havia sido finalista do 7° Prêmio República de Valorização, do Ministério Público Federal, e dos Prêmios de Comunicação CNBB. A fotografia de um ribeirinho ficou em segundo lugar no 17° Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?