metropoles.com

Metrópoles recebe o 5° Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo

A reportagem Envelhecendo Juntos, escrita por Juliana Contaifer, ganhou a categoria Internet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Prêmio Synapsis
1 de 1 Prêmio Synapsis - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

O Metrópoles venceu a 5ª edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo. A reportagem Envelhecendo Juntos ganhou a categoria Internet. Também receberam troféus os trabalhos da TV Globo, CBN e Revista Forbes Brasil.

A cerimônia aconteceu em Brasília, no salão Porto Vittória, na noite dessa terça-feira (12/11/2019). A festa reuniu representantes da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) de todas as regiões do Brasil. “A imprensa tem um papel importante na discussão do acesso à saúde. Juntos podemos mudar a realidade do país”, discursou o presidente da instituição, Adelvânio Francisco Morato.

A comissão organizadora recebeu 175 inscrições, mas apenas quatro reportagens foram escolhidas por apontarem as melhores reflexões, soluções e referências que possam ser aplicadas na melhoria do setor.

 

4 imagens
Moisés Dias e Olívia Meireles representando a equipe vencedora do <b>Metrópoles</b>
O jurado Lourenço Flores
Adelvanio Francisco Morato
1 de 4

O presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato, com os finalistas, Olívia Meireles (representando Juliana Contaifer), Aldenne Lopes da Silva, Tábata Poline Feliciano Silva e Roberto Duarte

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
2 de 4

Moisés Dias e Olívia Meireles representando a equipe vencedora do Metrópoles

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
3 de 4

O jurado Lourenço Flores

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
4 de 4

Adelvanio Francisco Morato

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

A matéria, escrita pela repórter Juliana Contaifer, joga luz sobre um problema social cada vez mais comum: idosos com quase 70 anos se veem obrigados a tomar conta de seus pais, companheiros e parentes alguns anos mais velhos. Por comodidade, muitas famílias acabam aceitando a situação e negligenciado as necessidades do cuidador, que tem um pouco mais de saúde.

Em alguns países, o tratamento padrão para os idosos que já não podem viver sozinhos é mudá-los para uma instituição de longa permanência. Os pacientes vão de livre e espontânea vontade, na maioria das vezes, morar em uma espécie de condomínio com diferentes níveis de supervisão médica. Ou seja, vai de acordo com a situação de cada um.

No Brasil, mandar um idoso, principalmente um mais debilitado, que inspira cuidados, para uma instituição assim ainda é tabu. A família que opta por essa saída é estigmatizada e se cobra muito, em grande parte pela antiga fama dos asilos.

Mas o trabalho dos cuidadores não profissionais é extenuante. Alguns idosos necessitam de ajuda para se levantar, tomar banho e ir ao banheiro – atividades em que a força, uma característica que tende a diminuir ao longo dos anos, é imprescindível.

Quem vai pagar a conta é outro problema a ser discutido. A pessoa que deixa de trabalhar para cuidar do idoso, por exemplo, perde uma fonte de renda importante. A família fica dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). A rede pública, por outro lado, dispõe de poucos profissionais para lidar com esse tipo de demanda.

O trabalho contou com edição de Lilian Tahan, Priscilla Borges, Maria Eugênia e Olívia Meireles. O texto foi revisado por Viviane Novais e Denise Costa. Gui Prímola coordenou a equipe de arte: Moisés Dias fez o design e Yanka Romão, as ilustrações. Michael Melo selecionou as fotografias tiradas por Hugo Barreto, Marcelo Saraiva Chaves, Rafaela Felicciano e Vinícius Santa Rosa. Isabella Almada e Tauã Medeiros captaram as imagens e ilustraram o vídeo. Por fim, Allan Rabelo, André Marques e Saulo Marques desenvolveram a interface da matéria.

Quem organiza o concurso é a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), entidade representativa do setor hospitalar brasileiro. A instituição luta por uma política de área adequada, capaz de fazer frente às necessidades da sociedade brasileira. O Prêmio Synapsis FBH nasceu com o propósito de estimular o debate propositivo sobre o sistema de saúde brasileiro, além de reconhecer, valorizar e difundir trabalhos inéditos de jornalismo.

Nesta 5ª edição, o júri foi composto por: Lourenço Flores, editor de Brasil do portal Metrópoles; Eduardo Matos, repórter, editor e apresentador da Rádio Gaúcha; e Fátima Uchôa, editora, repórter e apresentadora no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?