metropoles.com

Metrópoles ganha três troféus no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Uma reportagem e duas fotografias do portal foram condecoradas no concurso organizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
homem pega comida no lixo
1 de 1 homem pega comida no lixo - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O Metrópoles ganhou três troféus no 38º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. A reportagem A Rota do Tráfico Humano na Fronteira da Amazônia ficou em segundo lugar entre as matérias publicadas on-line. Na categoria fotografia, a imagem intitulada Panela de Lixeira (em destaque) conquistou a segunda colocação, e o trabalho Enterro Coletivo de Covid-19 (abaixo) recebeu a Menção Honrosa. Também foram premiados veículos como Estado de S. Paulo, Uol, CNN e TV Globo.

O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (3/12) por comunicado on-line. Os vencedores serão homenageados em uma live programada para 10 de dezembro. A transmissão acontecerá no canal da OAB Rio Grande do Sul no YouTube.

Enterro coletivo de Covid-19 em Goiás

A matéria A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia, escrita por Mirelle Pinheiro, mostra como acontecem o aliciamento e a travessia de traficantes e vítimas, dentro e fora do país. Para tanto, o Metrópoles foi à Bolívia, ao Peru e à Venezuela.

A reportagem acessou o solo estrangeiro pela porta da frente, mas também percorreu rios, vias clandestinas e trilhas abertas em meio à mata, principais acessos do crime organizado na América do Sul. A equipe de imagem, composta por Igo Estrela e Rafaela Felicciano, acompanhou a repórter e captou imagens emocionantes dos personagens entrevistados.

Gui Prímola e Marcos Garcia criaram um design inovador, com diversos recursos multimídia, para receber o material editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira e Michael Melo. Juliana Afioni revisou o texto e, por fim, Allan Rabelo, Saulo Marques e Daniel Mendes desenvolveram os códigos para colocar o trabalho no ar.

A imagem Panela de Lixeira, de Aline Massuca, faz parte da reportagem especial O Brasil que Passa Fome. A matéria escrita por Saulo Araújo revela o drama dos brasileiros para conseguir colocar carne no prato da família, durante a crise econômica do governo Bolsonaro. A fotógrafa registrou Alexandre Medeiros Cardoso, morador de rua há 18 anos, pegando comida no lixo. “Hoje, não tem nada no lixo, e parece que as pessoas que me ajudavam estão com mais dificuldades, e não é sempre que podem doar”, observa.

A matéria recebeu edição de Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira e Michael Melo. A equipe de arte, composta por Gui Prímola, Yanka Romão, Tauã Medeiros e Marcos Garcia, criou a linguagem visual. Gabriel Foster editou os vídeos que compõem o trabalho, e Viviane Novais revisou todo o material.

Além do registro de Aline Massuca, imagens de Ednilson Aguiar, Gustavo Moreno, Rafaela Felicciano, Hugo Barreto e Vinicius Schmidt ilustram o conteúdo veiculado. Allan Rabelo, Italo Ridney e Saulo Marques desenvolveram os códigos para reunir todo o material em uma única página.

O trabalho Enterro Coletivo de Covid-19, de Vinícius Schimidt, apareceu em uma série de matérias sobre o número de mortes por Covid-19 no estado de Goiás. O fotógrafo registrou o caos no Cemitério Municipal de Goiânia e o colapso do setor funerário na capital goiana.

Sobre o prêmio

O concurso é organizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com a colaboração da Ordem dos Advogados do Brasil/RS e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS). Desde 1984, o Prêmio estimula o trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações, pela observância e defesa dos Direitos Humanos nas sociedades da América do Sul, marcadas por enorme desigualdade entre as pessoas e pela deficitária ação do Estado.

A Regional Latinoamericana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Rel-UITA), a Union to Union, instituição sueca que atua pelo fortalecimento dos sindicatos no mundo, e a Caixa de Assistência dos Advogados/RS também apoiam o evento.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?