metropoles.com

Metrópoles ganha medalha no Prêmio de Jornalismo da Cruz Vermelha

A matéria A Rota do Tráfico Humano na Fronteira da Amazônia ganhou menção honrosa na categoria Internacional do Prêmio CICV

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
premio CNT trafico humano brasil metropoles indicados
1 de 1 premio CNT trafico humano brasil metropoles indicados - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Metrópoles ganhou menção honrosa no Prêmio CICV de Cobertura Humanitária, organizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A matéria A Rota do Tráfico Humano na Fronteira da Amazônia concorria na categoria Humanitária Internacional. Também foram premiados trabalhos de Folha de S. Paulo, Globo News, Piauí, TV Bandeirantes e Uol.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá no espaço Reserva Cultural, em São Paulo, no dia 11 de agosto, e promoverá uma roda de conversa entre os vencedores. A quinta edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional teve quase 100 inscrições, dentre as quais constam trabalhos de mídia impressa, televisiva, radiofônica e multimídia.

Escrita por Mirelle Pinheiro e fotografada por Rafaela Felicciano e Igo Estrela, a reportagem A Rota do Tráfico Humano na Fronteira da Amazônia mostra como acontecem o aliciamento e a travessia de traficantes e vítimas dentro e fora do país. Para tanto, o Metrópoles foi à Bolívia, ao Peru e à Venezuela.

10 imagens
1 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
9 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
10 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A reportagem acessou o solo estrangeiro pela porta da frente, mas também percorreu rios, vias clandestinas e trilhas abertas em meio à mata – que constituem os principais acessos do crime organizado na América do Sul. A equipe de imagem, composta por Igo Estrela e Rafaela Felicciano, acompanhou a repórter e captou imagens emocionantes dos personagens entrevistados.

Gui Prímola e Marcos Garcia criaram um design inovador, com diversos recursos multimídia, para receber o material editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira e Michael Melo. Juliana Afioni revisou o texto e, por fim, Allan Rabelo, Saulo Marques e Daniel Mendes desenvolveram os códigos para colocar o trabalho no ar.

A matéria A Rota do Tráfico Humano na Fronteira da Amazônia já havia vencido outras três medalhas em prêmios de jornalismo. O trabalho levou o troféu de melhor reportagem de webjornalismo no 28º Prêmio CNT; ganhou ainda o prêmio de excelência na categoria Design Internacional do concurso  The Best of Digital Design; e ficou em segundo lugar entre as matérias publicadas on-line no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2021.

Sobre o prêmio

O Prêmio CICV de Cobertura Humanitária, iniciativa do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), chega à sua quinta edição em 2022 e busca reconhecer o trabalho de jornalistas e veículos de comunicação brasileiros que tenham se dedicado à cobertura de temas humanitários. O concurso visa incentivar a produção de mais conteúdo jornalístico de qualidade sobre esses assuntos voltados ao público brasileiro.

O corpo de jurados da categoria CICV Humanitária Internacional foi composto pela professora e representante na América Latina do International Center for Developing Peace Culture and Rationality, Cilene Victor; pelo jornalista e correspondente da Agência EFE, Eduardo Davis; pelo coordenador de Relações com a Imprensa de Médicos Sem Fronteiras (MSF), Paulo Braga; e pela coordenadora de Comunicação do CICV, Sandra Lefcovich.

Não é a primeira vez que o Metrópoles é finalista do prêmio. Em 2018, do total de 46 trabalhos inscritos, a matéria Órfãs de terra-mãe: A saga das mulheres venezuelanas refugiadas no Brasil ficou entre as três melhores. Na última edição, a matéria Invisíveis no Banco da Frente concorreu na categoria Reportagens e Documentários, com trabalhos da Folha de S. Paulo e CNN Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?