Metrópoles ganha dois prêmios da Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), o mais importante das Américas
As matérias “Carros-fortes, homens indefesos” e “Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas” receberam troféus
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo segundo ano seguido, o Metrópoles venceu o Premio a la Excelencia Periodística, concedido por La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP). A matéria “Carros-fortes, homens indefesos” levou a categoria Cobertura de Notícias na Internet, e a reportagem “Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas” recebeu menção honrosa por Cobertura de Notícias para Celular.
O concurso internacional reconheceu ainda trabalhos do NBC News, dos Estados Unidos; do Clarín, da Argentina; El Mercurio, do Chile; El Tiempo, da Colômbia; e Eje Central, do México.
Na reportagem, “Carros-fortes, homens indefesos”, o júri mencionou a “força narrativa” do repórter Saulo Araújo. Além disso, a comissão destacou como “original e inovador” o design gráfico desenvolvido por Gui Prímola, Moisés Dias e Tauã Medeiros.
O especial contou ainda com fotografias clicadas por Andre Borges, Hugo Barreto, Igo Estrela, JP Rodrigues e Rafaela Felicciano. O material ganhou vida a partir da programação de Allan Rabelo, Saulo Marques e André Marques. Todo o trabalho recebeu a edição de Lilian Tahan, Priscilla Borges, Maria Eugênia, Olívia Meireles e Daniel Ferreira. E, por fim, o texto foi revisado por Viviane Novais.
A matéria “Meninos-soldados, a infância a serviço do tráfico de drogas”, escrita por Leilane Menezes, recebeu menção honrosa. O material editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Maria Eugênia, Olívia Meireles e Ana Paixão ganhou forma a partir do trabalho de tecnologia de Allan Rabelo, Saulo Marques e André Marques. Denise Costa revisou o texto. Por fim, Gui Prímola, Moisés Amaral e Stephanie Arcas desenvolveram o material em cima das fotos tiradas por Daniel Ferreira, Michael Melo e Rafaela Felicciano.
Além do Metrópoles, outros dois meios de comunicação brasileiros foram premiados nesta edição. O Estado de S. Paulo levou a categoria Jornalismo de Dados e o jornal A Tarde ganhou menção honrosa pela caricatura O Muro.
A organização do prêmio interamericano recebeu mais de mil inscrições neste ano. “A imprensa das Américas segue dando o melhor de si, encabeçando as denúncias de problemas sociais, refletindo as tragédias cotidianas e destacando os avanços e as melhorias das nossas sociedades”, disse Leonor Mulero, presidente da Comissão dos Prêmios SIP.
Os vencedores serão celebrados nos dias 19 e 23 de outubro, durante a Assembleia Geral da SIP, que neste ano acontecerá virtualmente. Nesta edição, também serão homenageados jornalistas que perderam suas vidas para a Covid-19 por conta do exercício de sua profissão.
A Sociedad Interamericana de Prensa é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à defesa e à promoção da liberdade de imprensa nas Américas. Mais de 1.300 publicações do hemisfério ocidental são associadas ao grupo, cuja sede fica em Miami. O Metrópoles já havia ganhado o prêmio em 2019 com a reportagem “O Levante dos ribeirinhos” na categoria Meio Ambiente.
A matéria “Carros-fortes, homens indefesos” já recebeu diversos prêmios importantes. Em 2019, o especial levou o Prêmio CNT 2019 nas categorias Internet e Fotografia. O trabalho ainda ganhou na categoria Webjornalismo no 3º Prêmio da Polícia Federal. Por fim, recebeu medalha de prata na categoria Data Projects e Infografía do prêmio internacional Ñh 2019 – Lo Mejor del Diseño Periodístico, organizado pela Society of News Design (SND).
A reportagem “Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas” também tem outra medalha nas costas, o especial venceu a categoria Webjornalismo no 1° Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo, organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).