Metrópoles entra para o top 3 dos sites de notícias mais lidos do país
Dados divulgados pela Comscore colocam o site na frente de prestigiados grupos de comunicação, como Uol Notícias, Estado de S.Paulo e Veja
atualizado
Compartilhar notícia
Prestes a completar seis anos no ar, o Metrópoles entrou para o ranking dos três sites de notícias mais lidos do país. Os dados divulgados pela Comscore colocam o portal na frente de prestigiados grupos de comunicação, como Uol Notícias, Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, Veja e CNN.
A Comscore é uma empresa americana que monitora a audiência das maiores redes de televisão, propriedades de mídia digital, marcas, agências e estúdios de cinema do mundo. Pioneiro na medição de público, o grupo analisa os números em diferentes recortes. O trabalho desenvolvido pela Comscore em relação à internet é semelhante ao que o Kantar IBOPE Media realiza no âmbito da televisão.
No mês de julho, o Metrópoles subiu duas posições e aparece em terceiro lugar no ranking de notícias e informação multiplataforma (mobile e desktop). O site ultrapassou o tradicional Uol Notícias, braço do primeiro portal de conteúdo do Brasil, que está no ar desde 1996.
No primeiro e no segundo lugar do ranking, estão respectivamente a Globo.com e o R7, duas marcas derivadas de redes de televisão. No cardápio de audiência, a plataforma da Globo inclui diversos produtos, como site de notícias, páginas de entretenimento e portal de esportes.
Além do conteúdo jornalístico, a plataforma da TV Record também aposta em páginas de entretenimento, como sites de letras de música.
Além disso, de acordo com relatórios divulgados pela ComScore, somos líderes de audiência no DF. O portal é o mais acessado do Centro-Oeste, entre os players locais.
O Metrópoles cresceu também no ranking elaborado pela ferramenta Alexa, comandada pela Amazon. De acordo com a plataforma, que foca na avaliação de tráfego da web e na análise de dados, a página de notícias do DF se tornou a mais acessada do Brasil e o terceiro site mais lido no país, atrás apenas do Google e do YouTube.
Segundo o Google Analytics, o Metrópoles recebeu, no mês de julho, 60 milhões de usuários, que visitaram 300 milhões de páginas. Os valores são resultado do esforço da equipe de profissionais que publicam conteúdo bem apurado, com linguagem acessível — uma média de 350 posts por dia, todos gratuitos.
No último ano, o portal iniciou o processo de expansão nacional, com a contratação do jornalista Leo Dias. Em 2021, o portal continuou realizando uma série de investimentos importantes.
O Metrópoles trouxe três respeitados colunistas de política para reforçar o conteúdo produzido pela redação. Guilherme Amado, Igor Gadelha e Ricardo Noblat entraram para a equipe e têm contribuído com furos, reportagens exclusivas, análises e informações de bastidores.
Para compor a editoria de política, o Metrópoles ainda contratou o videorrepórter Sam Pancher. O jornalista se especializou em recortar e publicar, nas redes sociais, trechos noticiosos de vídeos protagonizados por figuras públicas.
As sucursais também receberam investimentos importantes. O diretor da área, Fabio Brisolla (ex-Infoglobo), contratou editores para as redações do Rio de Janeiro e de São Paulo, e reforçou as equipes de reportagem, responsáveis por cobrir governos e câmaras legislativas, nesses dois estados e em Goiás.
Por fim, o Metrópoles está terminando de reformar a nova redação em Brasília. A equipe ganhará novo endereço, mais espaçoso e central que o antigo. O escritório do portal ocupará três andares no prédio Varig, com espaços amplos para a redação; estúdios de televisão e rádio; escritório comercial; e rooftop para eventos internos do grupo de comunicação.