Metrópoles é vencedor do 1º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo
O portal levou o prêmio na categoria “Webjornalismo” pela cobertura da Operação Panatenaico
atualizado
Compartilhar notícia
O Metrópoles venceu o 1º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, na categoria “Webjornalismo”, com a cobertura da Operação Panatenaico. O especial envolveu 15 profissionais em sua elaboração. “O trabalho é sempre em equipe na internet. Tecnologia, arte, foto e apuração estão em conjunto para oferecer a melhor experiência ao leitor”, disse o editor de Cidades Otto Valle ao receber o prêmio.
Na cobertura da Operação Panatenaico, o público acompanhou a ação da PF que investiga desvios de dinheiro, pagamento de propina e favorecimento de construtoras em obras públicas do Distrito Federal, principalmente o Mané Garrincha. O portal revelou a prisão de três ex-governadores do DF: Arruda, Agnelo e Filippelli. Desde então, a página assumiu o protagonismo na cobertura do tema.É uma honra cobrir o trabalho da Polícia Federal e receber o reconhecimento da instituição. Nos dá mais coragem e energia para acompanhar o ritmo dos policiais federais que estão empenhados na missão de passar o Brasil a limpo
Lilian Tahan, diretora de Redação do Metrópoles
Outras conquistas
Em apenas dois anos de existência, o Metrópoles tem se destacado com a conquista de expressivas honrarias nacionais e internacionais. Recentemente, a página foi vencedora de mais três prêmios. Em 10 de novembro, ganhou o Society for News Design, na categoria “Publicação Digital”, pelas reportagens “Transbrasil, um embarque para o crime nas rodovias brasileiras” e “Ossos do ofício, a rotina cruel dos trabalhadores dos frigoríficos“.
O Metrópoles ainda venceu a 14ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação, na categoria Melhor Cobertura de Brasília. No começo do mês, levantou o caneco do 24º Prêmio CNT de Jornalismo, na modalidade Internet, com a reportagem “Transbrasil – Um embarque para o crime nas rodovias brasileiras”.
Em 2016, o portal havia conquistado a mesma categoria da disputa, com a reportagem “Avisa quando chegar – O assédio que paralisa as mulheres”. Esse trabalho também ficou em segundo lugar no prêmio ANPTrilhos de Jornalismo, na categoria Mídia Digital.
No mês passado, venceu o Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros, na categoria Mídia Digital, com a reportagem “Chegamos à quarta idade. E agora, estamos preparados?”.
Em 17 de agosto, o especial “Ossos do ofício: a rotina cruel dos trabalhadores de frigoríficos” foi vencedor do prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) de Jornalismo 2017, nas categorias Webjornalismo Nacional e Regional Centro-Oeste.
Em 2016, o portal faturou o Prêmio Abracopel de Jornalismo com a reportagem “Distrito Federal registra alta nos acidentes elétricos em 2016”.
Sagrou-se ainda vencedor no concurso da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de Jornalismo 2016, na categoria Destaque Regional Centro-Oeste. A reportagem selecionada pelos jurados foi “O despertar do Centro-Oeste para a revolução industrial”, que debate o desenvolvimento econômico da região. A matéria “Feira dos Importados – A Máfia do Comércio de Rua” foi finalista na mesma categoria.
Em dezembro de 2015, a reportagem especial “Um deserto chamado Distrito Federal” foi escolhida como a melhor cobertura na categoria Utilidade Pública para Internet do 2º Prêmio Corpo de Bombeiros de Comunicação. Foram avaliadas 867 matérias de veículos impressos, internet, rádio e tevê.
O portal ainda é finalista do 23º Concurso Latinoamericano de Fotografia Documental. O trabalho “Confronto entre a Polícia Legislativa e Agentes Penitenciários no Congresso Nacional”, da repórter fotográfica Rafaela Felicciano, está entre os 13 selecionados na categoria “Conflitos Laborais”.
No ano passado, o Metrópoles foi também finalista no Prêmio Abear de Jornalismo. A reportagem selecionada, “O céu é para todos”, faz um diagnóstico dos avanços da aviação civil nos últimos anos e lista os principais desafios do momento atual do setor.