metropoles.com

Metrópoles é vencedor do 10º Prêmio República, do MPF

A reportagem Um Quarto no Jacarezinho mostrou como uma operação policial afetou a vida de crianças e adolescentes na comunidade do RJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Masuca/Metrópoles
08/05/2021 Rio de Janeiro RJCasas, vielas e becos atingidos pelos disparos da operação policial do dia 06 de maio no Jacarezinho que resultou em cerca de 30 mortos. Casa onde morreram 2 suspeitos, 1 deles foi preso porque tinha se escondido.Foto: Alin
1 de 1 08/05/2021 Rio de Janeiro RJCasas, vielas e becos atingidos pelos disparos da operação policial do dia 06 de maio no Jacarezinho que resultou em cerca de 30 mortos. Casa onde morreram 2 suspeitos, 1 deles foi preso porque tinha se escondido.Foto: Alin - Foto: Aline Masuca/Metrópoles

Metrópoles venceu o 10º Prêmio República de Valorização, do Ministério Público Federal. A reportagem especial Um Quarto no Jacarezinho levou o primeiro lugar na categoria Escrita. A cerimônia de premiação ocorreu na noite dessa quarta-feira (4/5).

Ao falar sobre a iniciativa em premiar as boas práticas, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, ressaltou ser a maneira de cada um repensar seu papel como profissional e cidadão.

“O prêmio precisa ser visto como um ponto de reflexão das boas práticas. É um momento para olharmos para o nosso trabalho, verificarmos onde inovamos e como podemos melhorar. Como podemos buscar um futuro melhor, um futuro com menos desigualdades”, enfatizou.

O Metrópoles também chegou à final do prêmio com outros dois trabalhos: O Brasil que Passa Fome e Maceió está Afundando.

Na matéria Um Quarto no Jacarezinho, de Leilane Menezes, com produção de Suelen da Silva Bastos, o portal mostrou como a operação na comunidade do Rio Janeiro afetou a vida de crianças e adolescentes da região.

Para esses meninos e essas meninas, 6 de maio será lembrado como o dia em que a barbárie encontrou a infância. Kaíque, 7 anos, ainda perde o sono quando pensa no barulho dos tiros; e Natasha, 9, lamenta que policiais tenham agredido até o cachorro da família. Gabriel, 12, diz que já se acostumou com o som das armas, enquanto Bruno, 8, enfrenta problemas de ansiedade.

Eles abriram a porta de seus quartos para receber a equipe do portal, dois meses após a manhã em que acordaram com o barulho de helicópteros e fuzis. São relatos sobre sonhos e a respeito do que não os deixa dormir.

Gui Prímola e Yanka Romão criaram um design com scroll lateral. A equipe de arte ilustrou e animou em cima das imagens tiradas por Aline Massuca e Bruno Itan. Allan Rabelo, Daniel Mendes, Mateus Moura e Saulo Marques desenvolveram os códigos. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles e Daniel Ferreira editaram o especial, com revisão final de Juliana El Afioni.

Banca de jurados

Os trabalhos para o prêmio da ANPR foram avaliados por: Ubiratan Cazetta (presidente da ANPR); Ana Carolina Roman (vice-presidente da ANPR); Bruna Menezes (diretora da ANPR); Herman Benjamin (ministro do Superior Tribunal de Justiça); Antônio Edílio Magalhães Teixeira (conselheiro do CNMP); João Paulo Lordelo Guimarães Tavares (representando o procurador-geral da República, Augusto Aras); Rodrigo Hauer (representando o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça); Juliana Oliveira Domingues (representando o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres); Andréia Bonzo (diretora do Instituto Igarapé); Gabrielly Coelho dos Santos (diretora da Abraji); Márcia Teixeira (conselheira do Conselho Nacional dos Direitos Humanos); e Vivi Reis (deputada federal pelo PSol/PA).

O Metrópoles já concorreu duas vezes ao Prêmio República. Em 2020, a reportagem Os Segredos dos Arautos, de Mirelle Pinheiro e David Ágape, competiu na categoria Webjornalismo. Na edição anterior, a matéria O Levante dos Ribeirinhos também disputou o título na mesma espécie.

Na cerimônia dessa quarta-feira, além do vencedor na categoria Jornalismo, foram anunciados os ganhadores nas espécies Promoção de Direitos Fundamentais; Combate ao Crime e a Outros Ilícitos; e Responsabilidade Social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?