Metrópoles é indicado ao Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo
A reportagem Onde vai parar o Lixo Reciclado concorre na categoria Inovação, com veículos de Portugal, Espanha, Estados Unidos e Chile
atualizado
Compartilhar notícia
O Metrópoles foi indicado ao Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo 2021, um dos mais respeitados do mundo. A reportagem Onde vai parar o Lixo Reciclado concorre na categoria Inovação, com veículos de Portugal, Espanha, Estados Unidos, Chile, Peru, Cuba e México.
A organização do prêmio recebeu 1.585 inscrições, e os trabalhos foram submetidos a três rodadas de julgamento. Os grupos de jurados foram compostos por 57 jornalistas de diferentes países.
Os ganhadores serão anunciados em 18 de novembro, durante o Festival Gabo, que este ano acontece on-line. O prêmio internacional é organizado pela Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano, que busca excelência, inovação e rigor de apuração no jornalismo. A instituição foi criada pelo escritor colombiano, vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
A equipe de reportagem do Metrópoles seguiu durante 30 dias o caminho do lixo na capital do Brasil. O repórter Lucas Marchesini distribuiu 72 rastreadores — dentro de materiais recicláveis (papel, plástico e metal) — pelas 23 regiões administrativas da capital federal e monitorou virtualmente o trajeto dos rejeitos.
A aquisição dos rastreadores foi possível graças ao apoio do Pultizer Center for Crisis Reporting, entidade dos Estados Unidos que auxilia projetos inovadores de jornalismo em todo o mundo.
O resultado da investigação é impressionante: um terço dos dejetos que poderiam ser reaproveitados se perde a caminho dos centros de triagem de lixo. O leitor pode acompanhar o trajeto de todos os caminhões a partir de um gráfico interativo desenhado por Gui Prímola e Marcos Garcia; e desenvolvido por Allan Rabelo, Daniel Mendes, Italo Ridney e Saulo Marques.
Igo Estrela, Rafaela Felicciano e Gabriel Foster captaram as imagens que ilustraram o trabalho; Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira, Michael Melo editaram o material; e, por fim, Juliana El Afioni revisou toda a reportagem.
A reportagem Onde vai parar o Lixo Reciclado também é finalista do Prêmio Cláudio Weber Abramo, o mais importante reconhecimento do jornalismo de dados do Brasil. A cerimônia de entrega dos troféus acontecerá no #CodaBr21, em 13 de novembro.
Esta é a segunda vez que o Metrópoles é indicado ao Prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo. Em 2018, a reportagem Chacinas nos presídios: conheça as 123 histórias dos detentos mortos concorreu na categoria Inovação, com veículos de Espanha, Paraguai, Peru, Venezuela, Reino Unido, México e Costa Rica.
Em 2020, o Metrópoles venceu o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, também organizado pela Fundação Gabo. O projeto Elas por Elas ganhou na categoria Cobertura Diária e concorria com 876 trabalhos produzidos por diversos veículos da América Latina. A matéria As Mães da Zika Abandonadas no Coração do Brasil concorreu na mesma edição na categoria Jornalismo Digital.