metropoles.com

Metrópoles é indicado ao Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo

A reportagem Onde vai parar o Lixo Reciclado concorre na categoria Inovação, com veículos de Portugal, Espanha, Estados Unidos e Chile

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Investigação do lixo em Brasília. Brasília(DF), 02/12/2020
1 de 1 Investigação do lixo em Brasília. Brasília(DF), 02/12/2020 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Metrópoles foi indicado ao Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo 2021, um dos mais respeitados do mundo. A reportagem Onde vai parar o Lixo Reciclado concorre na categoria Inovação, com veículos de Portugal, Espanha, Estados Unidos, Chile, Peru, Cuba e México.

A organização do prêmio recebeu 1.585 inscrições, e os trabalhos foram submetidos a três rodadas de julgamento. Os grupos de jurados foram compostos por 57 jornalistas de diferentes países.

Os ganhadores serão anunciados em 18 de novembro, durante o Festival Gabo, que este ano acontece on-line. O prêmio internacional é organizado pela Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano, que busca excelência, inovação e rigor de apuração no jornalismo. A instituição foi criada pelo escritor colombiano, vencedor do Prêmio Nobel da Paz.

A equipe de reportagem do Metrópoles seguiu durante 30 dias o caminho do lixo na capital do Brasil. O repórter Lucas Marchesini distribuiu 72 rastreadores — dentro de materiais recicláveis (papel, plástico e metal) — pelas 23 regiões administrativas da capital federal e monitorou virtualmente o trajeto dos rejeitos.

A aquisição dos rastreadores foi possível graças ao apoio do Pultizer Center for Crisis Reporting, entidade dos Estados Unidos que auxilia projetos inovadores de jornalismo em todo o mundo.

O resultado da investigação é impressionante: um terço dos dejetos que poderiam ser reaproveitados se perde a caminho dos centros de triagem de lixo. O leitor pode acompanhar o trajeto de todos os caminhões a partir de um gráfico interativo desenhado por Gui Prímola e Marcos Garcia; e desenvolvido por Allan Rabelo, Daniel Mendes, Italo Ridney e Saulo Marques.

Igo Estrela, Rafaela Felicciano e Gabriel Foster captaram as imagens que ilustraram o trabalho; Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira, Michael Melo editaram o material; e, por fim, Juliana El Afioni revisou toda a reportagem.

A reportagem Onde vai parar o Lixo Reciclado também é finalista do Prêmio Cláudio Weber Abramo, o mais importante reconhecimento do jornalismo de dados do Brasil. A cerimônia de entrega dos troféus acontecerá no #CodaBr21, em 13 de novembro.

Esta é a segunda vez que o Metrópoles é indicado ao Prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo. Em 2018,  a reportagem Chacinas nos presídios: conheça as 123 histórias dos detentos mortos concorreu na categoria Inovação, com veículos de Espanha, Paraguai, Peru, Venezuela, Reino Unido, México e Costa Rica.

Em 2020, o Metrópoles venceu o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde,  também organizado pela Fundação Gabo. O projeto Elas por Elas ganhou na categoria Cobertura Diária e concorria com 876 trabalhos produzidos por diversos veículos da América Latina. A matéria As Mães da Zika Abandonadas no Coração do Brasil concorreu na mesma edição na categoria Jornalismo Digital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?