Metrópoles é finalista do Prêmio de Comunicação da CNBB
A matéria O Levante dos Ribeirinhos concorre na categoria Dom Hélder Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
O Metrópoles é finalista do Prêmio de Comunicação da CNBB com a matéria O Levante dos Ribeirinhos. O trabalho concorre na categoria Dom Hélder Câmara, que contempla reportagens publicadas em jornais, portais e revistas. Também disputam troféus veículos como BBC, Época, Globo News, EBC e Jornal do Commercio.
A escolha dos finalistas foi feita durante a 57ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP), realizada entre 1º e 10 de maio. Professores da Universidade Católica de Brasília se reuniram para eleger as melhores reportagens inscritas.
Os nomes dos ganhadores serão anunciados em uma cerimônia no dia 19 de julho. A entrega de troféus acontecerá durante o 11º Mutirão Brasileiro da Comunicação, que será realizado em Goiânia (GO) e transmitido para todo o Brasil.
A reportagem do Metrópoles, apurada por Eumano Silva e Gilberto Alves, contou a história dos confrontos entre comunidades ribeirinhas e empresários do agronegócio no oeste da Bahia. Instaladas na região desde o século 19, famílias de posseiros apontam a irrigação das grandes plantações, iniciada na década de 1980, como a principal causa da redução na vazão de rios e da morte de córregos e nascentes.
A escalada de radicalismo no município de Correntina mudou de patamar em 2 de novembro de 2017. Armados com picaretas, paus e facões, homens e mulheres destruíram o sistema de pivôs e captação de água, queimaram o maquinário e puseram abaixo uma subestação de energia elétrica. Os cálculos sobre os prejuízos chegaram a R$ 50 milhões, segundo os proprietários.
Em duas viagens, realizadas em janeiro e abril de 2018, a equipe do Metrópoles percorreu durante 12 dias as comunidades tradicionais do Vale do Arrojado. Essa população, acostumada à fartura de alimentos nas roças e nos quintais, vive hoje assombrada com a presença de inimigos armados e a perspectiva de ficar sem água.
O fotógrafo Michael Melo e o editor de vídeo Gabriel Pereira também foram ao local registrar imagens incríveis. Para ajudar a compor o material, os designers Gui Prímola, Cícero Lopes e Stela Woo produziram infografias, ilustrações, mapas e usaram imagens do Google Earth de tirar o fôlego.
O material ganhou vida nas mãos dos desenvolvedores Allan Rabelo, Saulo Marques e Vinícius Paixão. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Maria Eugênia e Olívia Meireles se juntaram para editar o texto. E, por fim, Denise Costa revisou o material.
Outras conquistas
O prêmio se soma à lista de conquistas do portal. No mês passado, o mesmo trabalho foi finalista do 7° Prêmio República de Valorização, do Ministério Público Federal. O Metrópoles ainda recebeu neste ano o troféu do Prêmio MPT de Jornalismo. A reportagem Aviação Agrícola: perigo no céu e na terra levou a etapa regional Centro-Oeste na categoria Webjornalismo.
O portal também venceu o 2° Prêmio ANPTrilhos com a matéria A Tragédia de Mariana (MG) Vista pela Janela do Trem. A reportagem ficou em primeiro lugar na categoria Mídia Digital. Esse é o segundo prêmio concedido à reportagem sobre a tragédia de Mariana. Em fevereiro, o trabalho já havia vencido a medalha de bronze do The Best of Digital Design, na categoria Story Page Design –News Features or Planned Coverage (Local Issues).
O concurso internacional organizado pela Society of News Design é considerado o Oscar do jornalismo gráfico. A instituição ainda reconheceu a matéria De Dilma e Temer a Bolsonaro: confira a sucessão presidencial em mangá, na sessão Special Events – Elections.
O Metrópoles ficou entre os quatro veículos nacionais reconhecidos pela organização, ao lado de Globoesporte.com, Estadão e Folha. Também foram premiadas publicações internacionais de peso, como The New York Times, The Washington Post, National Geographic, Wall Street Journal e The Guardian.
Em 2018, o site conquistou 20 troféus e certificados. Essas vitórias são resultado do esforço coletivo de 200 profissionais que, com apurado espírito de equipe, produzem trabalhos de qualidade e sedimentam credibilidade ao site, à rádio e à editora.
O Metrópoles foi indicado ao Prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo, concorrendo com veículos da Espanha, Venezuela, Costa Rica, do Paraguai, Reino Unido, México e Peru. Ainda se consagrou tricampeão do CNT e bicampeão do Policiais Federais. Também transpôs barreiras e ganhou importantes títulos pela primeira vez: o portal venceu o V Prêmio Petrobras de Jornalismo, um dos mais respeitados do país. A matéria Abandonadas, Assim Caminham as Escolas com as Piores Notas no Enem levou o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo, conferido ao melhor trabalho entre todos os concorrentes.
Confira a lista completa de conquistas:
Em 2017, o portal foi vencedor do 2º Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, com o especial A Busca do Brasileiro por uma Aposentadoria Digna, na categoria Webjornalismo. Também foi vitorioso no Prêmio ÑH, organizado pela Society for News Design, na categoria Publicação Digital, pelas reportagens Transbrasil – um Embarque para o Crime nas Rodovias Brasileiras e Ossos do Ofício: a rotina cruel dos trabalhadores de frigoríficos. O Metrópoles ainda venceu o Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros com a reportagem Chegamos à Quarta Idade. E agora, Estamos Preparados?.
No ano anterior, o grupo de comunicação foi escolhido pelos jurados do Prêmio Engenho de Comunicação como o melhor site do Distrito Federal. Nas últimas duas edições, o portal venceu como melhor cobertura da cidade. A reportagem Avisa Quando Chegar: o assédio que paralisa as mulheres ficou em segundo lugar na categoria Mídia Digital do Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo.
O site sagrou-se, ainda, vencedor no concurso da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de Jornalismo 2016, na categoria Destaque Regional Centro-Oeste. A reportagem selecionada pelos jurados foi O Despertar do Centro-Oeste para a Revolução Industrial, que debate o desenvolvimento econômico da região. A matéria Feira dos Importados – A Máfia do Comércio de Rua foi finalista na mesma premiação.
Em dezembro de 2015, a reportagem especial Um Deserto Chamado Distrito Federal foi escolhida como a melhor cobertura na categoria Utilidade Pública para Internet, no 2º Prêmio Corpo de Bombeiros de Comunicação. Foram avaliadas 867 matérias de veículos impressos, internet, rádio e TV.
Desde a sua inauguração, em 2015, o trabalho do Metrópoles é reconhecido pela Society of News Design. Naquele ano, o portal venceu na categoria Notícias Diárias: Cobertura Programada, com a matéria Um Impeachment em Quadrinhos, sobre a derrocada da então presidente da República, Dilma Rousseff (PT). No quesito Projeto, o especial Avisa Quando Chegar: o assédio que paralisa as mulheres faturou o prêmio.