metropoles.com

Metrópoles é finalista do prêmio da Sociedad Interamericana de Prensa

O Premio a la Excelencia Periodística é uma das honrarias mais importantes do jornalismo ibero-americano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem de uma kombi branca andando em uma estrada sem asfalto com uma placa da codevasf ao fundo
1 de 1 imagem de uma kombi branca andando em uma estrada sem asfalto com uma placa da codevasf ao fundo - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Pela quarta vez na história, o Metrópoles é finalista do Premio a la Excelencia Periodística, concedido por La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP)  – uma das honrarias mais importantes do jornalismo ibero-americano. A reportagem Estradas de papel concorre na categoria Cobertura Noticiosa de Atualidade.

O concurso internacional reconheceu ainda trabalhos dos seguintes veículos: El País, La Nación, Rolling Stone e Agence France Presse.

Na reportagem investigativa Estradas de papel, as jornalistas Jade Abreu, Sarah Teófilo e Natália Portinari apuraram que mais da metade das obras de pavimentação da Codevasf, com verbas federais, ficam só na promessa. De 2021 para cá, a estatal teve um boom de contratos, que somam mais de R$ 1 bilhão, mas as empreiteiras protelam os serviços e se beneficiam de um modelo atípico de contratação que dificulta a fiscalização e facilita os desvios.

O Metrópoles percorreu 1,8 mil quilômetros pelo país e conferiu a decepção e o drama de brasileiros que dependem das vias. A indignação das vítimas foi captada pelas lentes de Breno Esaki, Hugo Barreto e Igo Estrela. A equipe de vídeo, coordenada por Gabriel Foster, editou as imagens.

Gui Prímola, Caio Ayres e Yanka Romão criaram a linha visual. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Rodrigo Rangel, Daniel Ferreira e Michael Melo editaram o material. Bárbara Sousa, Daniel Mendes, Italo Ridney, Mateus Moura, Saulo Marques e Wellington Gabriel desenvolveram os códigos para transformar o material em um especial multimídia.

A cerimônia de entrega de troféus acontece em outubro, durante a 80ª Asamblea Anual de la SIP, em Córdoba,  na Argentina. A organização do prêmio interamericano recebeu mais de mil inscrições de veículos da América do Norte, da América Latina, do Caribe e da Europa.

A reportagem também venceu o Prêmio CNT de Jornalismo na categoria Webjornalismo em 2023.

O prêmio

A SIP é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa e à promoção das liberdades de imprensa nas Américas. Sediada em Miami, nos Estados Unidos, tem mais de 1.300 publicações do hemisfério ocidental credenciadas.

Grandes nomes do jornalismo brasileiro já venceram o Premio a la Excelencia Periodística da SIP. A jornalista Eliane Brum, por exemplo, levou em 2016 a categoria Opinião.

Metrópoles já conquistou quatro vezes o Premio a la Excelencia Periodística. Ano passado, a matéria Ouro Líquido levou a categoria Cobertura de Notícias na Internet. Em 2021, a matéria Carros-fortes, homens indefesos levou a categoria Cobertura de Notícias na Internet, e a reportagem Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas recebeu menção honrosa por Cobertura de Notícias para Celular. Na edição anterior, a matéria O Levante dos Ribeirinhos levou a categoria Meio Ambiente.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?