metropoles.com

Metrópoles é finalista de prêmio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal

A reportagem Pelo Direito de Ser concorre na categoria Texto ao lado de trabalhos da Folha de S. Paulo, do Uol e do G1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
pelo-direito-de-ser
1 de 1 pelo-direito-de-ser - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O Metrópoles é finalista da 2ª Edição do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal. A reportagem Pelo Direito de Ser concorre na categoria Texto ao lado de trabalhos da Folha de S. Paulo, do Uol e do G1.

A próxima etapa do processo é a de avaliação das reportagens e das iniciativas pelo júri técnico da própria fundação. As iniciativas vencedoras serão divulgadas durante o evento de celebração, que será realizado em 15 de setembro no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

A reportagem de Ranyelle Andrade conta a história de adolescentes transexuais que tentam autorização da Justiça para ter acesso ao tratamento com bloqueadores de puberdade. Essa classe de remédios serve para frear o desenvolvimento de características do sexo masculino ou feminino. O tratamento pausa a tortura que a avalanche de mudanças físicas e biológicas pode se tornar para uma criança que se sente presa a um corpo oposto à sua identidade de gênero.

O trabalho acompanha a trajetória de jovens de diferentes realidades sociais que fazem uso dos bloqueadores. A partir dos relatos das famílias, mostramos que é mais fácil para as pessoas de classe média alta conseguirem acesso ao procedimento. Transexuais de baixa renda contam com defensorias públicas e o Ministério Público para ajudá-los a adquirirem o medicamento. O processo é longo e doloroso, e os adolescentes não têm muito tempo a perder.

Após a publicação da reportagem, uma das entrevistadas conseguiu na Justiça o acesso aos remédios de maneira gratuita. A decisão acabou valendo para todas as crianças e todos os adolescentes transgêneros do Distrito Federal. A equipe de imagem, composta por Gustavo Moreno, Rafaela Felicciano, Fábio Vieira, Gabriel Foster e Tauã Medeiros, acompanhou a repórter e captou imagens emocionantes dos personagens entrevistados.

Gui Prímola e Yanka Romão criaram um design sensível, com diversos recursos multimídia, para receber o material editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Luiz Prisco, Daniel Ferreira e Michael Melo. Viviane Novais revisou o texto, e, por fim, Allan Rabelo, Daniel Mendes e Mateus Moura desenvolveram os códigos para colocar o trabalho no ar.

O Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal está em sua segunda edição. A ideia do concurso é contribuir para a democratização de informações relevantes para a sociedade sobre a prevenção e a mitigação de problemas relacionados à saúde da criança e do adolescente.

José Luiz Setúbal, Fátima Fernandes, Márcia Woods, Luciana Munaretti, Ana Luiza Navas, Paulo Saldiva, Alecssandra Zaparolli, Vagner Alencar e Andrea Wolffenbüttel serão os jurados desta edição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?