metropoles.com

Metrópoles é bicampeão em prêmio internacional de design digital

A premiação é da Society for News Design e considerada o Oscar do jornalismo gráfico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Luís Henrique – mutilados dos frigoríficos
1 de 1 Luís Henrique – mutilados dos frigoríficos - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Metrópoles ganhou mais um prêmio internacional. Nesta sexta-feira (10/11), a Society for News Design (Sociedade do Design de Notícias, em tradução livre) divulgou os vencedores das melhores coberturas multimídia.

As reportagens “Transbrasil, um embarque para o crime nas rodovias brasileiras” e “Ossos do ofício, a rotina cruel dos trabalhadores dos frigoríficos” foram premiadas na categoria Publicação Digital. Os dois trabalhos mobilizaram mais de 20 profissionais da empresa.

A organização internacional apoia profissionais da imprensa no mundo inteiro. Nesta edição, concorreram 2,5 mil trabalhos de 96 veículos de comunicação de 15 países da América Latina, Espanha e Portugal.

Os dois projetos de excelência gráfica publicados pelo Metrópoles foram coordenados pelo editor de Arte, Gui Prímola. “Ficar entre os maiores é uma honra para o time e, ao mesmo tempo, um desafio. Cada vez mais devemos sair da caixa, inclusive, da caixa de texto. Imagem, vídeo, interação e big data não são o futuro, mas o presente do jornalismo”, destacou.

Para a diretora de Redação do Metrópoles, Lilian Tahan, estar no degrau mais elevado de uma das mais importantes premiações do jornalismo mundial indica que a empresa acerta ao investir em trabalhos de peso.

“Figurar entre os veículos reconhecidos em premiação internacional tão relevante é mais uma prova de que todo o esforço e investimento feitos no Metrópoles estão rendendo bons frutos. Ganha o leitor, que, há dois anos, tem acesso gratuito a um jornalismo de qualidade e comprometido com a melhor experiência do usuário”, destaca.

Bicampeão
É a segunda vez que o Metrópoles ganha o Society for News Design, considerado o Oscar do jornalismo gráfico. Em 2016, o portal recebeu dois prêmios com trabalhos descritos pelos organizadores como de excelência.

Na categoria Notícias Diárias: Cobertura Programada, o vencedor foi “Um Impeachment em Quadrinhos“, sobre a derrocada da então presidente da República, Dilma Rousseff (PT). No quesito Projeto, o especial “Avisa quando chegar: O assédio que paralisa as mulheres” faturou o prêmio.

Outras premiações
Nesta quinta-feira (9) o Metrópoles venceu a 14ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação, na categoria Melhor Cobertura de Brasília. Na semana passada, levantou o caneco do 24º Prêmio CNT de Jornalismo, na categoria Internet, com a reportagem “Transbrasil – Um embarque para o crime nas rodovias brasileiras”.

Em 2016, o portal havia conquistado a mesma categoria da disputa, com a reportagem “Avisa quando chegar – O assédio que paralisa as mulheres”. Esse trabalho também ficou em segundo lugar no prêmio ANPTrilhos de Jornalismo, na categoria Mídia Digital.

Em apenas dois anos de existência, o Metrópoles tem se destacado com a conquista de expressivas honrarias nacionais e internacionais. O portal venceu o Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros, na categoria Mídia Digital, com a reportagem “Chegamos à quarta idade. E agora, estamos preparados?”.

Em 17 de agosto, o especial “Ossos do ofício: a rotina cruel dos trabalhadores de frigoríficos” foi vencedor do prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) de Jornalismo 2017 nas categorias Webjornalismo Nacional e Regional Centro-Oeste.

Em 2016, o portal faturou o Prêmio Abracopel de Jornalismo com a reportagem “Distrito Federal registra alta nos acidentes elétricos em 2016”.

Sagrou-se ainda vencedor no concurso da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de Jornalismo 2016, na categoria Destaque Regional Centro-Oeste. A reportagem selecionada pelos jurados foi “O despertar do Centro-Oeste para a revolução industrial”, que debate o desenvolvimento econômico da região. A matéria “Feira dos Importados – A Máfia do Comércio de Rua” foi finalista na mesma categoria.

Em dezembro de 2015, a reportagem especial “Um deserto chamado Distrito Federal” foi escolhida como a melhor cobertura na categoria Utilidade Pública para Internet do 2º Prêmio Corpo de Bombeiros de Comunicação. Foram avaliadas 867 matérias de veículos impressos, internet, rádio e tevê.

O portal ainda é finalista do 23º Concurso Latinoamericano de Fotografia Documental. O trabalho “Confronto entre a Polícia Legislativa e Agentes Penitenciários no Congresso Nacional”, da repórter fotográfica Rafaela Felicciano, está entre os 13 selecionados na categoria “Conflitos Laborais”.

No ano passado, o Metrópoles foi também finalista no Prêmio Abear de Jornalismo. A reportagem selecionada, “O céu é para todos”, faz um diagnóstico dos avanços da aviação civil nos últimos anos e lista os principais desafios do momento atual do setor.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?