metropoles.com

Metrópoles conquista dois troféus no Prêmio Policiais Federais

O portal ganhou com a reportagem “A rota do tráfico humano na Amazônia” e a série de imagens “Garimpo ilegal de ouro no rio Madeira”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
premio CNT trafico humano brasil metropoles indicados
1 de 1 premio CNT trafico humano brasil metropoles indicados - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Metrópoles conquistou dois troféus no Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. O portal ganhou a categoria Webjornalismo com o especial multimídia A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia, e a série de imagens Garimpo ilegal de ouro no rio Madeira levou o título de melhor trabalho de fotografia do ano. Também venceram a Folha de S. Paulo e TV Globo.

O resultado foi divulgado na última quarta-feira (16/11) em uma cerimônia on-line. O portal de notícia concorria com seis indicações em três categorias. Os trabalhos Um quarto no Jacarezinho, A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia e Amor nos tempos do cárcere disputavam as categorias Webjornalismo, Fotografia e Estudantes respectivamente.

A matéria A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia, escrita por Mirelle Pinheiro, mostra como acontecem o aliciamento e a travessia de traficantes e vítimas dentro e fora do país. Para tanto, o Metrópoles foi à Bolívia, ao Peru e à Venezuela.

A reportagem acessou o solo estrangeiro pela porta da frente, mas também percorreu rios, vias clandestinas e trilhas abertas em meio à mata, principais acessos do crime organizado na América do Sul. A equipe de fotografia, composta por Igo Estrela e Rafaela Felicciano, acompanhou a repórter e captou imagens emocionantes dos personagens entrevistados.

Gui Prímola e Marcos Garcia criaram um design inovador com diversos recursos multimídia para receber o material editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira e Michael Melo. Juliana Afioni revisou o texto e, por fim, Allan Rabelo, Saulo Marques e Daniel Mendes desenvolveram os códigos para colocar o trabalho no ar.

10 imagens
1 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
9 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
10 de 10

Igo Estrela/Metrópoles

A série de fotos Garimpo ilegal de ouro no rio Madeira, de Igo Estrela, mostra a invasão de balsas garimpeiras no Amazonas em novembro de 2021. O fotógrafo, ao lado do repórter Raphael Veleda, acompanhou a vida dos garimpeiros e o combate das Forças Armadas contra a ação ilegal na região.

6 imagens
1 de 6

Garimpeiros fluviais relatam uma dura e perigosa rotina de trabalho

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 6

Igo Estrela/Metrópoles

 

 

Sobre o prêmio

O Prêmio Policiais Federais de Jornalismo está em sua sexta edição e surgiu com o objetivo de inserir o tema segurança pública no cotidiano das redações brasileiras, promovendo a produção de matérias de qualidade que difundam a necessidade de discutir as melhorias necessárias ao sistema de segurança brasileiro.

Ano passado, o Metrópoles levou três troféus do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. A equipe do portal de notícias venceu o Grande Prêmio e a categoria Rádio com o podcast Revisão Criminal – O crime da 113 Sul. O time de fotografia do site de notícias ainda levou o título de melhor imagem com o trabalho Policial morto em operação no Rio deixa mãe de cama, vítima de um AVC.

O portal venceu, também, a categoria Webjornalismo nos quatro primeiros anos do concurso. Na edição de 2020, a matéria Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas levou a categoria Webjornalismo e ainda ganhou o Voto On-line – troféu escolhido pela votação dos policiais federais de todo o Brasil.

No ano anterior, a equipe do portal saiu com dois troféus: venceu o Grande Prêmio, com a matéria Quando a polícia adoece, e a categoria Webjornalismo, com a reportagem Carros-fortes, homens indefesos. Em 2018, a matéria Lula encarcerado: a trajetória do petista até a execução da pena ganhou o primeiro lugar. Em novembro do ano anterior, a equipe levou o troféu pela cobertura da Operação Panatenaico.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?