Leia 15 especiais publicados no Metrópoles em 2019
O portal de notícias mobiliza em média 15 profissionais para publicar cada uma dessas matérias de fôlego
atualizado
Compartilhar notícia
No ano de 2019, o Metrópoles quebrou recordes: venceu 12 prêmios de jornalismo e foi finalista de outros três. O reconhecimento é fruto do esforço da equipe de Projetos Especiais. Em média, 15 pessoas são envolvidas na produção de cada uma das matérias de fôlego reconhecidas. São jornalistas, editores, revisores, ilustradores, designers, videomakers, fotógrafos e especialistas em tecnologia dedicados a desenvolver trabalhos a partir de temas fundamentais que são capazes de transformar a sociedade.
Nós estivemos, por exemplo, na fronteira da Itália com a França para contar a história dos refugiados que arriscam a vida em busca de oportunidades melhores. Também fomos ao Maranhão dar voz às pessoas resgatadas de situações de escravidão mais de uma vez. Demos um pulo em Goiás para revelar o drama das mães que fazem de tudo para garantir o bem-estar de seus filhos diagnosticados com microcefalia após o contágio de zika. Por fim, passamos por São Paulo, Santa Catarina e Paraíba para revelar os segredos do Arautos do Evangelho, uma comunidade ultraconservadora que angaria alunos da escola pública para uma seita perigosa.
Como nossa casa é no Distrito Federal, também focamos atenção em Brasília e suas regiões administrativas. Criamos o projeto Elas por elas e fizemos o perfil de todas as mulheres vítimas de feminicídio no DF. O objetivo é criar empatia aos números frios de violência contra a mulher. Também investimos em formatos diferentes e relembramos em podcasts os grandes nomes da música brasiliense. Michelle Bolsonaro ainda virou personagem de uma matéria especial. A equipe mostrou como a primeira-dama nascida e criada em Ceilândia (DF) superou a pobreza, escapou da violência e de um ambiente de criminalidade.
Em 2019, também desenvolvemos os nossos primeiros especiais focados em dados. A equipe do (M)Dados fez, por exemplo, uma análise completa de todas as lives apresentadas às quintas-feiras pelo presidente Jair Bolsonaro. Os jornalistas especializados em números mostraram ainda como cada personagem de Friends contribuiu para uma das séries de maior sucesso no mundo, que estreou há 25 anos.
Veja 15 especiais publicados em 2019:
1. Elas por elas. As histórias de todas as vítimas de feminicídio do DF em 2019 escritas, editadas, fotografadas e ilustradas pelas profissionais e parceiras do Metrópoles.
2. Reescravo: a história se repete no Brasil que ainda espera abolição. O Metrópoles reuniu depoimentos de quem viveu a reescravidão. São palavras sobre resistência e lutas seculares por direitos.
3. Ventimiglia: de rota turística europeia a caminho da morte para refugiados. Como o fluxo de migrantes da fronteira franco-italiana transformou um balneário em trajeto de padecimento.
4. 59 anos de muito som: ouça a história musical de Brasília. Neste especial, o Metrópoles reconta década por década a formação musical da cidade. Faz isso por meio do som. Cada período é descrito em podcasts, nos quais artistas, jornalistas e pesquisadores que cunharam nossa identidade cultural relembram a história de Brasília.
5. De brinquedo a solução de mobilidade: até onde os patinetes conseguem chegar. Esses veículos prometem facilitar o trânsito cumprindo percursos curtos, mas a falta de regulamentação, o risco de acidentes e a disputa por calçadas, ciclovias e ruas são obstáculos à expansão.
6. Carros-fortes, homens indefesos. Ataques violentos a veículos blindados de transporte de valores nas estradas brasileiras mutilam e matam vigilantes, bem como dilapidam milhões de reais por ano da economia nacional.
7. Os segredos dos Arautos. O que escondem as muralhas de castelos habitados por grupo católico ultraconservador.
8. Michelle Bolsonaro: a face de um Brasil de extremos. Como a história familiar da primeira-dama ajuda a explicar a realidade do país. Ela superou a pobreza, escapou da violência e de um ambiente de criminalidade. Em movimento improvável, ascendeu ao topo do poder. Muitos de seus parentes, no entanto, se somam a milhares de brasileiros presentes nas estatísticas dos marginalizados.
9. Envelhecendo juntos: quando o idoso que precisa de cuidado é cuidador. Com uma população cada vez mais longeva, a terceira idade está tomando conta dos pais, tios e companheiros.
10. Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas. Violência e metas a bater: menores no narcotráfico é uma das piores formas de trabalho infantil, segundo a OIT. Realidade que deve ser tratada como exploração, e não crime, de acordo com especialistas.
11. League of Black Legends. Inspirado no jogo on-line e em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Metrópoles homenageia grandes nomes da cultura do país.
12. HIV: o vírus é menos mortal do que o preconceito. No Dezembro Vermelho, contamos a história de quem vive com o vírus e luta contra o estigma que assombra as pessoas soropositivas.
13. As mães da zika abandonadas no coração do país. Como as famílias goianas estão em menor número, quando comparada às do Nordeste, elas não conseguem pressionar o governo e garantir seus direitos.
14. A voz do presidente: saiba o que se passa na cabeça de Jair Bolsonaro. O (M)Dados fez uma análise completa de todas as lives apresentadas às quintas-feiras neste ano até 19 de setembro – a primeira transmissão após a última cirurgia à qual foi submetido por conta da facada.
15. Friends 25 anos: aquele com vários dados curiosos. Análise do (M)Dados mostra como cada personagem contribuiu para uma das séries de maior sucesso no mundo, que estreou em 22 de setembro de 1994